O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, voltou a pedir que moradores deixem pontos da Zona Norte devido ao vazamento do dique do Arroio Feijó. Em entrevista à Rádio Gaúcha neste sábado (4), Melo citou vilas que devem ser evacuados por conta do risco: Asa Branca, Farroupilha, Brasília, Minuano e Elizabeth, todas na região do bairro Sarandi.
— Botamos máquina a noite inteira, estamos trabalhando, porém o dique está vazando. Não rompeu, mas a água está transbordando. Portanto, vai começar também a alagar naquela região. Nosso apelo é que essas pessoas aceitem sair desses locais — disse.
O Arroio Feijó é um afluente do Rio Gravataí e serve de limite entre Alvorada, Viamão e Porto Alegre.
O prefeito também solicitou que moradores de locais próximos à Arena do Grêmio, também na Zona Norte, deixem os imóveis devido à cheia do Guaíba. Ele informou que 1,3 mil pessoas estão em abrigos na Capital e que elas precisam de colchões e roupas de cama.
Lonas também foram solicitadas pela prefeitura. As doações devem ser levadas ao abrigo emergencial da Defesa Civil de Porto Alegre, na Rua La Plata, 693, no bairro Jardim Botânico.
— Vai aumentar muito o número de pessoas que vão precisar de abrigo — resumiu Melo, ao pedir ajuda com os donativos.
A prefeitura trabalha com a possibilidade de o Guaíba chegar a 5m30cm; no momento, o nível está perto de 5m.