A sexta-feira (24) será de limpeza na região da escola de educação infantil Paraíso dos Baixinhos, na zona sul de Porto Alegre. Situada na Rua Arroio Grande, quase na esquina com a Avenida Otto Niemeyer, a instituição ficou ilhada com o alagamento decorrente da chuva forte do dia anterior. Na calçada, há muita lama e areia deixadas pela água.
O alagamento da região começou ainda entre o fim da manhã e o início da tarde da quinta-feira. À noite, a água baixou.
O morador Milton Silva, 78 anos, empurrava o lodo da calçada de casa nesta manhã. Ele instalou uma chapa de ferro galvanizado no portão para impedir a entrada da água.
— Aqui, a água chegou a 1 metro de altura. Outros vizinhos também fizeram barreiras junto aos muros — relata.
Na quinta-feira (23), ao menos 10 crianças e sete funcionários precisaram ser resgatados da escolinha. O Corpo de Bombeiros e até um caminhão do Exército precisaram auxiliar nos salvamentos. Um barco participou da ação de resgate.
A escola infantil está fechada nesta sexta-feira. Há bastante sujeira em seu entorno e resquícios do alagamento.
A parede de uma ferragem, também próxima à esquina da Otto com a Arroio Grande, desabou. A água jorrando de dutos em uma obra inacabada no local chamou atenção dos moradores durante o alagamento.
— Com a chuva, esses dutos soltaram e jorraram água para fora. E o arroio daqui transbordou — lembra Gerson Barreto de Andrade, 41, que trabalha nas proximidades.
O autônomo Edison da Silva Moraes, 57, vinha de bicicleta em meio aos destroços da obra inacabada. Ele estava indignado com a situação.
— Ontem (quinta-feira), eu estava com água até o peito dentro de casa. Quebrou vidros e o encanamento onde moro — conta.