A creche Paraíso dos Baixinhos, na esquina da Rua Arroio Grande com a Avenida Otto Niemeyer, na zona sul de Porto Alegre, ficou ilhada por conta da forte chuva que caiu em Porto Alegre, nesta quinta-feira (23). Ao menos 10 crianças e sete funcionários precisaram ser resgatados de barco na instituição infantil, localizada no bairro Camaquã. Veja vídeo abaixo.
Inicialmente, pais e responsáveis caminharam com água no peito para resgatar os pequenos que estavam na creche. Depois, um barco e dois caminhões, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, ajudaram a resgatar todos os ilhados. Por volta das 15h desta quinta-feira, um caminhão do Exército chegou para ajudar.
O major do Corpo de Bombeiros Daniel Moreno relatou que não há vítimas fatais na creche e nem na região. Além disso, pediu para que os moradores que estão ilhados não saiam de casa sem a ajuda de autoridades:
— Se você está nas ruas alagadas, não saia de casa. Não saia sozinho. Espere o corpo de serviço militar ou outra força de segurança pública, estadual ou de outros Estados, o Exército. Espera alguém que tenha condições de te tirar. Não saia sozinho porque a correnteza está aumentando e é um risco desnecessário (para as pessoas).
Após o resgate das crianças e funcionários, a situação continua tensa na região. A reportagem da Rádio Gaúcha esteve no local e constatou que há uma obra inacabada na esquina da Rua Arroio Grande com a Avenida Otto Niemeyer, onde dois dutos estouraram e começaram a jorrar água, alagando as ruas próximas.
O vazamento não tem relação com um possível transbordamento do arroio que fica atrás da creche. É possível perceber, no entanto, o nível da água elevado.