Dezenas de bairros de Porto Alegre ficaram sem água nesta terça-feira (28). No total, oito Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) foram paralisadas devido a falta de vazão e de energia elétrica.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reportou, à tarde, que, na Zona Norte, houve "um pico de energia durante a madrugada", afetando a Estação de Tratamento (ETA) São João. Desde então, o sistema passou a operar com vazão reduzida. Em regiões mais afastadas da rede, ainda havia baixa pressão ou desabastecimento no início da noite. A expectativa é de que o abastecimento se normalize durante a madrugada desta quarta (29).
A falta de vazão na Ebat Sarandi afetou 10 localidades: Jardim Itu-Sabará, Parque do Arvoredo, Jardim Planalto, Sarandi, Vila Passo da Mangueira, Costa e Silva, Passo das Pedras, Jardim Ingá, Rubem Berta e Parque Santa Fé.
Ainda conforme o Dmae, as três Ebats Manoel Elias - 1, 2 e 3 - também pararam de funcionar até a recuperação de nível. Com isso, o abastecimento de água ficou comprometido nos bairros Protásio Alves, Jardim Leopoldina, Morro Santana, Jardim Ipú, Alto Petrópolis, Mario Quintana, Chácara da Fumaça e outras partes do Rubem Berta e do Itu-Sabará.
Em razão do mesmo problema, moradores das vilas Safira, Valneri Antunes, Metralhadora, Wenceslau Fontoura, Batista Flores, Laranjeiras, Timbaúva e Tarso Dutra também foram afetados pela falta de água.
Da mesma forma, Vila Ipiranga e Vila Jardim foram afetadas pela baixa produção de água da ETA São João. À noite, a Ebat Gioconda, que atende as duas localidades, permanecia sem nível no reservatório para o abastecimento a pleno.
Na Ebat Bordini, um impasse semelhante persiste, desde o fim de semana, mas em função da turbidez do Guaíba. A situação atinge os bairros Bela Vista, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Mont'Serrat.
Falta de energia elétrica causa problemas na Zona Sul
Na Zona Sul, também houve desabastecimento de água, mas por outra razão: falta de energia elétrica. A Ebat Santa Tereza II, que atende os bairros Cristal e Santa Tereza, assim como a avenida Altos do Santa Rita, ficou parada por falta de luz. A CEEE Equatorial concluiu o reparo no início da noite, mas ainda pode haver baixa pressão ou falta de água pontual na região.
Já a Ebat Cristiano Kraemer I, que abastece o bairro Aberta dos Morros, as ruas Tomaz Antonio de Souza e Maurilio Ferreira e as estradas Cristiano Kraemer e Jorge Pereira Nunes, seguia enfrentando falta de energia perto das 20h. Nesse ponto, o Dmae projeta que a operação seja retomada entre a noite de hoje e a madrugada desta quarta.
*Produção: Laisa Rinaldi