Um cágado-pescoço-de-cobra foi resgatado nesta terça-feira (7) no cruzamento das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. O animal atravessava a faixa de pedestres no final da tarde, quando os veículos começaram a reduzir velocidade para permitir a passagem do animal.
O geógrafo Pedro Souza, 39 anos, que passava pelo local de carro, recolheu o cágado. Com experiência na área ambiental, ele deixou um alerta:
— No interior, a gente vê muito isso. Mas no meio de uma avenida como a Ipiranga, um animal de porte grande, ou o relato do Jacaré no Menino Deus, são coisas que a gente nunca imaginaria ver em Porto Alegre. Quero avisar a população para redobrar a atenção ao transitar com carros porque os animais selvagens estão procurando lugar para refúgio — comentou Souza.
Populares que auxiliavam em resgates na região optaram por colocar o cágado dentro do pátio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que está tomado pela água. Logo após cruzar a cerca, o animal mergulhou no local e não foi mais visto.