Após ser realizada na última semana nas avenidas Castelo Branco e Sertório, a pesquisa de mobilidade de Porto Alegre será retomada nesta quarta e quinta-feira (11). A ação ocorre entre 7h e 10h, e entre 15h e 18h.
Diferente da semana anterior, desta vez a pesquisa será feita somente na Sertório, próximo da Frederico Mentz, nos dois sentidos. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) visa abordar e entrevistar motoristas sobre aspectos envolvendo o trânsito e a mobilidade urbana da cidade.
Nesta terça-feira (9), os pesquisadores estarão na Avenida Castelo Branco, mas apenas para aplicar uma pesquisa de ocupação visual, que consiste na contagem de ocupantes por veículo que trafegam pela via, sem interferência e parada de carros.
Formato das pesquisas
As abordagens são feitas com motoristas e passageiros de veículos selecionados em formato de blitz — podem ser entrevistados ocupantes e motoristas de automóveis, caminhões e motos. As perguntas abordam detalhes da viagem, como origem e destino, horário de partida e previsão de chegada, bem como a frequência e motivo — por isso o veículo deve estar parado.
Pesquisa domiciliar
Ocorre de terça-feira a sábado, das 11h às 19h, em domicílios previamente selecionados. Os bairros a serem visitados nas próximas semanas são: Santa Maria Goretti, Jardim Floresta, Jardim São Pedro, Moinhos de Vento, Bela Vista, Mont Serrat, Rio Branco, Boa Vista, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Petrópolis, Cristo Redentor, Costa e Silva, Santa Rosa de Lima, Rubem Berta, Independência, Floresta, Rio Branco, Higienópolis e Auxiliadora.
Pesquisadores
Estão usando coletes com etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade, e possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade pode ser confirmada por meio da EPTC (telefone 118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa.