O primeiro dia de pesquisa de mobilidade urbana na Avenida Castelo Branco, em Porto Alegre, causou transtornos aos motoristas na manhã desta terça-feira (2). Com a presença da EPTC e da Guarda Municipal, o trabalho acentuou a lentidão típica do horário, estendendo a retenção à freeway até quase o cruzamento com a BR-116.
A atividade vai até quinta-feira (4), das 7h às 10h e das 15h às 18h. No sentido Capital-Litoral, as pesquisas são próximo ao número 5.725. Já no sentido Litoral-Capital, no final da alça de acesso à comporta da Rua Voluntários da Pátria, pouco adiante da ponte do vão móvel. Os trechos tem estreitamento de pista para abordagem dos veículos.
Apesar do transtorno, a prefeitura afirma que mantém o trabalho como o previsto. Por meio de nota, informou que todas as informações irão auxiliar em decisões importantes para a mobilidade. Também diz a nota que a prefeitura está ciente de que a pesquisa poderá causar transtornos, mas que precisa ser nos horários de pico para dar a real radiografia da mobilidade urbana.
A pesquisa de mobilidade começou em agosto do ano passado. As abordagens são com motoristas e passageiros de veículos selecionados. Nestes locais, alguns veículos são abordados em formato de blitz, onde são entrevistados os motoristas e passageiros de automóveis, caminhões e motos.
Em paralelo, segue a pesquisa domiciliar de terça a sábado, das 11h às 19h. Os bairros a serem visitados nas próximas semanas são: Camaquã, Vila Nova, Cavalhada, Nonoai, Cristal, Teresópolis, Cascata, Glória, Restinga, Belém Velho, Jardim Carvalho, Cristo Redentor, Vila Ipiranga, Jardim Lindoia, São Sebastião, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima, Mário Quintana, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Praia de Belas, Farrapos, Humaitá, Navegantes, São João, Passo da Areia e Sarandi.
Os pesquisadores estão identificados com coletes que contém etiqueta da Pesquisa de Mobilidade. Todos possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade pode ser confirmada pelo contato da EPTC (118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112.