O Instituto-Geral de Perícias anunciou nesta sexta-feira (12) novas medidas para agilizar a emissão da carteira de identidade. O Departamento de Identificação, localizado no bairro Azenha, em Porto Alegre, terá o número de estações de atendimento ampliado de 10 para 15, e haverá reforço no expediente em dois sábados, 20 e 27 de abril, no mesmo horário que costuma funcionar durante a semana, das 8h às 18h.
GZH mostrou, na terça-feira (9), que usuários chegavam antes das 6h para conseguir senha de atendimento na agência que abre a partir das 8h. Longas filas e dificuldades de agendamento são queixas frequentes da população que tenta encaminhar o doccumento.
Nos demais locais da Capital, onde só é possível encaminhar o documento com agendamento prévio, o cidadão agora poderá marcar um horário dentro de 30 dias, e não apenas nos sete dias seguintes, como ocorria até então.
O mesmo prazo foi ampliado para 35 municípios com maior demanda, que também receberãp novas estações de atendimento. Em caso de não comparecimento, o cidadão ficará bloqueado para fazer a solicitação por 90 dias.
Dos cinco locais disponíveis para agendamento pela internet em Porto Alegre, a unidade da Azenha é a única que possui atendimento por ordem de chegada, para acolher as pessoas que não conseguem acessar a internet. Para os demais, a orientação é de que o agendamento seja feito no site do governo do RS.
Modelo antigo é válido até 2032
O IGP alerta que não há pressa para emitir o novo modelo da carteira de identidade, nos casos de quem ainda possui o modelo antigo em bom estado de conservação. A antiga carteira de identidade é válida até 28 de fevereiro de 2032. Logo, não é obrigatório trocá-la agora. Além disso, a população com idade acima de 60 anos tem a opção de não atualizar o documento.
A nova carteira reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova carteira de identidade não substitui a CNH ou o passaporte.
Para ser atendido, é necessário ter a certidão de nascimento ou casamento em bom estado, porque muitos atendimentos são recusados pela documentação incorreta. A certidão é obrigatória, enquanto outros documentos como carteira de habilitação, título de eleitor são facultativos.