A terceira edição do South Summit em Porto Alegre deve movimentar a rede hoteleira, além dos setores de bares e restaurantes. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março, em quatro armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico. O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) projeta uma ocupação pouco acima de 85% durante o encontro de inovação — redução de 5% na comparação com 2023.
— A previsão é fechar acima de 85% a ocupação na Capital. Atualmente, já gira em uma faixa de 75% dentro dos hotéis da cidade — afirma o diretor institucional do Sindha, Oscar Henrique Stein Schmidt.
Colaboradores como garçons, recepcionistas, camareiras e profissionais da limpeza recebem qualificação para receber os visitantes. Para o Sindha, o evento já está consolidado na Capital, atrás apenas da Expointer, em Esteio, na Região Metropolitana, e de algumas feiras.
— O South Summit traz um público diferente que não viria a Porto Alegre normalmente. Isso é fundamental para disseminar o que está sendo feito na cidade e o que há na Orla. Mostrar que a cidade não trabalha apenas o mercado de negócios — pondera Schmidt.
Por sua vez, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) não trabalha com dados sobre projeções de aumento de clientela nos estabelecimentos, mas o presidente da entidade, João Melo, demonstra otimismo com a realização do evento.
— O South Summit é um grande potencial para Porto Alegre. Sendo assim, a tendência é que tenha aumento de clientes nos bares e restaurantes — acredita.
O dirigente menciona que o evento também movimenta os órgãos públicos e todo o setor de turismo da Capital.
— Será uma consolidação das outras edições e colocará novamente o turismo da cidade em pauta — observa João Melo.
A Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) não planeja nada de diferente, nem cogita ampliar o horário de funcionamento do Mercado Público durante o período do South Summit.
Dados do South Summit 2023
Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o South Summit de 2023 impactou significativamente a cidade. Segundo a pasta, a média de ocupação hoteleira, que ao longo do ano gira em torno de 57%, atingiu 90% nos hotéis da Capital durante o evento.
Em março do ano passado, na segunda edição do South Summit no Cais Mauá, foram criados 2.205 empregos nos setores de hotelaria e restaurantes. Isso significa aumento de 47,33% em comparação com o mês anterior, que registrou pouco mais de 1.400 contratações.
Esse número também foi 20,73% maior do que o mês seguinte, que teve 1.826 novas contratações.
Os restaurantes, lanchonetes e hotéis movimentaram mais de R$ 6 milhões em salários em março de 2023.
Os dados da pasta foram divulgados a partir de números obtidos junto ao Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), além da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego; e do próprio Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha).