O South Summit abre as portas no dia 20 de março em Porto Alegre. As estruturas já começam a ser preparadas no Cais Mauá para receber os visitantes de vários países do mundo. O ponto alto do evento de inovação e negócios será a competição de startups.
Cinquenta destas empresas com foco em inovação se classificaram para a disputa na Capital, que é uma grande vitrine para as participantes. O RS estará representado na final da competição do South Summit por seis delas — quatro de Porto Alegre, uma de Caxias do Sul, na Serra, e outra de Encantado, no Vale do Taquari.
As startups da área de tecnologia são divididas em diversos segmentos, quase sempre com nomes terminados em "tech" (abreviação da palavra technology, tecnologia em inglês). Você já deve ter ouvido falar em alguns deles ou cruzado com a palavra por aí. Tratam-se de termos como edtech, fintech, legaltech, healthtech, foodtech, entre outros semelhantes.
Muitas pessoas utilizam sem perceber esses serviços em seu dia a dia. Por exemplo, quem pede comida por aplicativo já deve ter usado o iFood — uma das principais empresas do segmento foodtech do país, criada em São Paulo em 2011.
Aqueles que costumam realizar operações financeiras digitais podem ter tido contato com o Nubank, uma fintech fundada em 2013 em São Paulo. Com 90 milhões de clientes, é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, sendo a sexta maior da América Latina.
Confira o que significam alguns dos termos:
Edtech
As edtechs são empresas de tecnologia educacional que operam com inovação tecnológica e conhecimento pedagógico. O objetivo delas é buscar soluções no segmento da educação. Tratam-se de empresas que oferecem serviços como plataformas de ensino, cursos online, jogos educativos e sistemas de gestão de aprendizagem, entre outros.
Algumas edtechs que se destacam no RS e no país: Plataforma A (Porto Alegre), 4U EdTech (Porto Alegre), Descomplica (Rio de Janeiro), Witseed (São Paulo), Mundo 4D (São Paulo), entre outras.
Fintech
Uma empresa fintech usa tecnologia para transformar os serviços financeiros e inovar nesse segmento. Atua em uma área ampla que envolve pagamentos digitais, gerenciamento de investimentos, criptomoedas e blockchain. Oferece serviços tecnológicos rápidos e menos burocráticos, com aplicativos para dispositivos móveis e plataformas online. Basicamente, são startups de tecnologia que buscam a solução para problemas financeiros.
Algumas fintechs que se destacam no RS e no país: Idez Digital (Porto Alegre), Slice (Porto Alegre), Nubank (São Paulo), ASAAS (Joinville), Conta Azul (Joinville), entre outras.
Legaltech
Startups conhecidas por oferecerem soluções tecnológicas para garantir a otimização dos processos vinculados à advocacia. As empresas desenvolvem serviços como softwares de gestão. Dessa maneira, auxiliam os advogados na tomada de decisões rápidas, dando acesso a conjuntos de dados legais, como jurisprudência, estatutos, regulamentos, entre outros.
Algumas legaltechs que se destacam no RS e no país: ENID (Porto Alegre), Santo Contrato (Porto Alegre), Jusbrasil (Salvador), Legal Insights (São Paulo), Taxcel (São Paulo), entre outras.
Healthtech
As healthtechs atuam com inovação na área da saúde. Utilizam tecnologias avançadas em exames e atendimentos e englobam implementação de prontuário eletrônico, gestão hospitalar e clínica; marketplaces de oferta de produtos e clínicas populares, entre outros.
Algumas healthtechs que se destacam no RS e no país: Zenit (Porto Alegre), Salux (Porto Alegre), Amplimed (Chapecó), Anestech (Florianópolis), Benner (São Paulo), entre outras.
Foodtech
As startups foodtech atuam no segmento da alimentação. A tecnologia aparece em todos os processos, como produção, distribuição, comercialização e até o consumo dos alimentos. Inovam com o uso de ferramentas como Internet das Coisas, big data e inteligência artificial. O campo de atuação é amplo, mas são bem conhecidas no país como marketplace e apps de delivery de comida, e na tecnologia de rastreamento, informando ao consumidor a procedência de determinado produto.
Algumas foodtechs que se destacam no RS e no país: Urban Farmcy (Porto Alegre), Faba (São Leopoldo), iFood (São Paulo), Veggi (Florianópolis), Liv Up (São Paulo), entre outras.
Agrotech
Por meio de ferramentas e softwares, uma startup agrotech visa oferecer soluções tecnológicas para o agronegócio, levando inovação para o campo. Desse modo, ferramentas como inteligência artificial, big data, Internet das Coisas e outras soluções de automação passam a ser utilizadas pelo produtor rural ou agricultor. Essas empresas criam soluções de alta tecnologia para eles otimizarem o trabalho e tornar plantações e rebanhos mais eficientes.
Algumas agrotechs que se destacam no RS e no país: Aegro (Porto Alegre), Pomartec (Porto Alegre), Crops Team (Santa Maria), Agrotools (São José dos Campos-SP), Grão Direto (Uberaba-MG), entre outras.