Com filas nos terminais, a linha T6 da Carris teve, nesta segunda-feira (11), a primeira manhã com liberação para circular sem cobradores. A reportagem de GZH acompanha a situação em pontos com mais movimento, como os terminais Azenha e Triângulo. A linha T6 cruza por bairros como Petrópolis, Bom Jesus, Morro Santana e Rubem Berta.
A reportagem apurou que, durante a manhã, 17 tabelas horárias são disponibilizadas no T6. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é a responsável por essa operação e que não soube estipular quantas operam somente com o motorista. Em dezembro de 2023 a linha transportava 10 mil passageiros em dias úteis. Quanto aos horários, são 91 viagens no sentido Norte-Sul e outras 90 no sentido Sul-Norte.
Em casos onde só há essa função, inclusive, é ele o responsável por dar o troco em caso de pagamento em dinheiro. Os usuários podem, também, optar pelo pagamento direto com o cartão TRI, que pode ser recarregado de maneira antecipada pelo site www.tripoa.net.br/Passe-Antecipado ou pelo app.
Durante observação da reportagem no Terminal Azenha, foi possível perceber que, no mínimo, metade dos ônibus T6 saíram sem cobrador. Nesses casos, as filas eram maiores.
— Venho todo dia esse horário e tem fila, mas geralmente é metade do que isso. Não é possível que o motorista tenha que dirigir e cuidar dos pagamentos também — reclamou um usuário, que não quis se identificar e, impaciente, desistiu de embarcar.
Em um ônibus que saiu às 6h40min, por exemplo, 40 passageiros embarcaram já na largada do terminal. O veículo partiu rumo à Zona Norte sem assentos vagos.
No Terminal Triângulo, na Zona Norte, a diarista Neiva Rezendes, 57 anos, não conseguiu embarcar em função da superlotação.
— Estou há quase uma hora aqui. Já passaram três ônibus, todos sem cobrador. Não consegui subir em nenhum deles, porque estavam lotados e só com o motorista demora mais. Ele tem que dirigir e cobrar. Pessoas mais idosas, às vezes, não conseguem passar sozinhas com cartão — reclama ela.
Entre 7h30min e 8h, havia sempre de 15 a 20 pessoas na fila para embarcar. Com isso, a maioria ficava aguardando o próximo ônibus.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), todas as tabelas da T6 já estão sem cobrador.
No entanto, a EPTC informa que "a Carris está acompanhando a operação com cobradores reservas nos terminais para, eventualmente, atuarem se alguma dificuldade for identificada".
A EPTC garante ainda que "as equipes de apoio seguirão de prontidão até que todas as tabelas estejam operando normalmente sem cobradores. Também na primeira semana, serão observados os tempos de viagem para ver se vai ser preciso fazer alguma adequação ou algum ajuste".