A solidariedade "coloriu" em tons de azul, laranja, vermelho e roxo a Ilha do Pavão neste sábado (9), em Porto Alegre. Organizada pelo voluntariado do Instituto Moinhos Social, braço social do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a DU99, a ação trouxe melhorias à sede da Associação Vitória da Ilha do Pavão, que acolhe a comunidade do Arquipélago.
De acordo com Monique Pimentel, supervisora do Instituto Moinhos Social, o objetivo foi transformar em mais do que um espaço onde os cerca de 750 moradores buscam apoio em épocas de chuva:
— Também servir como um ponto de transformação para essa comunidade. Para que possam ser executados cursos profissionalizantes, aulas de teatro, dança e música, ter uma biblioteca comunitária.
E os cerca de 40 voluntários, entre Instituto Moinhos Social e DU99, chegaram cedo para tornar às 17h deste sábado esse objetivo em realidade. Além da pintura, o local recebeu uma reorganização do espaço, incluindo renovação de mobiliário e de novos móveis e jardinagem. O investimento total, entre o aporte financeiro do hospital e do que foi arrecadado em evento, foi de R$ 70 mil.
Um dos voluntariados foi o servidor público Yuri Lucena, do Instituto Moinhos Social, que trabalhou nesta ação no jardim do local.
— É algo que eu gostaria de aprender a fazer. Vi a oportunidade e a possibilidade de ajudar — conta Lucena, que estava animado.
Responsável pelo planejamento arquitetônico do local, a fundadora e atual presidente da DU99, Aline Fuhrmeister, explica que o seu negócio é "ressignificar espaços em apenas um dia". Para isso, são convocados voluntariados — hoje, só a DU99 tem mais de 500 cadastrados — e feito um planejamento com arquitetos voluntários. Depois, a organização vai às compras, mas também recebe muitas doações de empresas parceiras. Nesta ação, a parceria surgiu com o Instituto Moinhos Social pelo trabalho do hospital desde a década de 1990 na ilha.
Além das melhorias, Aline também conta que foram levadas em conta as necessidades da comunidade:
— Como a comunidade é formada por muitas mulheres, e muitas delas com muitas crianças, fizemos, além de um local com máquinas de costura, para capacitação, um espaço kids para que os pequenos possam vir junto.
E sobre as cores, a presidente da DU99 adianta:
— As cores não ficaram só na parte de fora. Entraram para dentro (da sede), para trazer um pouco mais de alegria, para ficar um espaço mais acolhedor.