A empresa Transportes Fátima assumirá a partir do próximo sábado (17) o transporte público intermunicipal de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana. A atual empresa, a Via Nova STI, encerrará as atividades no município nesta sexta-feira (16).
Conforme a prefeitura, o motivo da substituição seria a precariedade do serviço oferecido pela Via Nova STI. A empresa atuava no município há 20 ano. Entre as principais queixas estão o não cumprimento dos horários de itinerários e as más condições dos ônibus.
Haverá um prazo de 15 dias para que pessoas que já tenham passagens compradas consigam utilizá-las, até que a empresa coloque seus pontos de venda no município, conforme explica o prefeito Rodrigo Battistella.
— A empresa Fátima usa um sistema chamado Interbus, mas esse prazo vai permitir que as pessoas consigam utilizar seus créditos no cartão TEU para utilizar os ônibus da empresa. Haverá um planejamento para que os pontos de venda desse novo sistema de bilhetagem eletrônica seja viabilizado, que será divulgado em breve. O município já disponibilizou dois pontos para a empresa, no bairro Berto Sírio e no Centro — afirma Battistella.
Além da empresa Fátima, a Transcal também se candidatou no chamamento público para assumir o transporte intermunicipal na cidade. Por meio de nota, a Metroplan afirmou que sua equipe técnica e jurídica consideraram que empresa de Transportes Fátima foi a que melhor se adequou para cumprir o atendimento.
De acordo com a prefeitura, a proposta da Transcal foi considerada inferior, pois previa levar os passageiros até duas grandes estações, chamadas de paredões, e de lá eles deveriam ingressar em outro ônibus municipal, que transita somente dentro de Nova Santa Rita, tendo que comprar duas passagens por viagem.