Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), as atenções estarão voltada para um só lugar: o Complexo Cultural do Porto Seco. Por lá, as escolas de samba de Porto Alegre e cidades vizinhas vão apresentar o trabalho que há meses vem sendo preparado dentro dos barracões. Foi tudo feito de muita garra e suor - literalmente.
- O evento terá transmissão em GZH, com apresentação dos comunicadores do Grupo RBS Vini Moura e Maurício Saraiva e comentários de Alexandre Rodrigues.
Nas últimas semanas, a reportagem esteve nos 10 barracões da série Ouro para conversar com representantes das agremiações sobre o que o público pode esperar dos desfiles. Confira os resumos, fotos com detalhes das alegorias, e se prepare: vem um grande espetáculo por aí! Boa sorte a todas.
Copacabana
Atual campeã da série Prata, a Copacabana chega a série Ouro este ano fazendo um questionamento em seu enredo: O Negro é da Ralé!? Será?. O objetivo da escola é refletir sobre as vitórias dos negros aos olhos do mundo, mostrando o protagonismo de personagens e histórias importantes.
- A ideia surgiu a partir do questionamento do Bira (Borba, ex-Rei Momo de Porto Alegre e integrante da escola), que durante um churrasco perguntou: "O negro é da ralé mesmo?" - comenta o presidente Ricardo Silveira (Chula).
A preparação da escola iniciou em agosto do ano passado, com a montagem da parte de ferro dos carros e a esquematização do desfile:
- A partir daí, começamos a ver as alas. Nossa ideia é fazer um desfile mais encorpado, com coesão na questão dos quesitos, porque não adianta fazer grandes alegorias se não tiver um bom mestre-sala e porta-bandeira, um bom chão de escola. Então, a gente procurou essa coesão fazendo um trabalho de formiguinha. Eu prometo a Copacabana com um grande contingente na Avenida.
O que esperar: a escola apresentará o enredo O Negro é da Ralé!? Será? com 25 alas e quatro alegorias. O desfile será na madrugada de desta sexta-feira para sábado, à meia-noite.
Acadêmicos de Gravataí
O Carnaval antigo, mas com cara de novo. Essa é a proposta que a Acadêmicos de Gravataí traz para seu desfile de 2024, por meio do enredo A Trupe da Onça Negra Apresenta: no Palco da Fantasia Entra em Cena a Commedia Dell'Arte.
O desfile se inicia nos contos medievais e todo o conceito histórico da época, que serviu como plano de fundo para inspirar o surgimento do teatro do povo, a Commedia Dell'Arte. Foi nessa época que se popularizaram personagens como Pierrô, Arlequim e Colombina.
- A gente queria fazer um enredo irreverente, muito alegre. Tenho certeza que vai chamar bastante atenção. Estamos trabalhando forte desde o ano passado, em um ritmo bem acelerado. Todas as alas são da comunidade de Gravataí, que abraçou o tema de uma forma muito alegre - afirma Anderson Nascimento, presidente da escola.
O que esperar: a escola apresentará o enredo A Trupe da Onça Negra Apresenta: no Palco da Fantasia Entra em Cena a Commedia Dell'Arte com 16 alas e três alegorias. O desfile será na madrugada de sábado, à 1h10min.
Imperatriz Dona Leopoldina
A Imperatriz Dona Leopoldina chega na Avenida para defender o enredo Karité, o Fio do Mundo!. Karité é um fruto originário da África Ocidental e seu nome significa "vida". É uma especiaria bastante utilizada em produtos de cabelo, mas, muito além disso, tem sua importância também no empoderamento feminino negro.
- Pode usar cabelo crespo, pode usar cabelo encaracolado, liso, vermelho... O queremos mostrar, principalmente, é a importância das pessoas se aceitarem - comenta a presidente da escola, Maria Helena Lemos, acrescentando:
- O que faz ganhar o Carnaval é o canto da comunidade. Os ensaios na rua e aqui, no Porto Seco, foram muito emocionantes. Era um grito que estava engasgado. Essa é uma das nossas maiores conquistas e um dos nossos trunfos este ano para o desfile. Vão ter várias surpresas. Vamos mostrar como a gente é feliz na escola.
A conexão da comunidade e a escola será evidenciada com destaque no último setor da Imperatriz, que vai fazer um manifesto preto popular levando para a passarela "pessoas simples que fazem o Carnaval de Porto Alegre".
O que esperar: a escola apresentará o enredo Karité, o Fio do Mundo! com 16 alas e três alegorias. O desfile será na madrugada de sábado, às 2h20min.
Fidalgos e Aristocratas
Conectar a história dos tambores com o público que está assistindo ao desfile. Essa é a proposta da Fidalgos e Aristocratas com o enredo Quando os Tambores Falam. A escola vai falar do instrumento musical que está presente no dia a dia e que, muitas vezes, tem sua origem e forma de utilização desconhecidas. Sobre o tema deste ano, o presidente André Duarte destaca:
- A origem do tambor é o fio que move toda a energia do samba. Tem vários significados dentro da humanidade: na religiosidade, ancestralidade, musicalidade... A gente trouxe essa vertente para retratar a origem do tambor e a importância do samba e da nossa escola dentro da Capital.
A Fidalgos trabalhou intensamente com uma média de 15 trabalhadores por dia no barracão:
– Tivemos a equipe diurna e a equipe noturna, que trabalhava até a madrugada dependendo da disponibilidade do pessoal. A gente teve uma preocupação grande com a questão da plástica artística, a construção das alegorias e fantasias.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Quando os Tambores Falam com 20 alas e quatro alegorias. O desfile será na madrugada de sábado, às 3h30min.
Bambas da Orgia
Última escola a pisar na passarela do Porto Seco no primeiro dia, a Bambas da Orgia apresentará o enredo Òrànmíyàn, reafirmando o compromisso com o resgate da cultura negra e propondo evocar toda a ancestralidade oriunda de África. O personagem principal leva a conhecer Ilê-Ifé, o berço da tradição Iorubá, região conhecida por reis como Odùduwà e Sàngó. Uma de suas características principais é o corpo simetricamente dividido nas cores preto e branco.
O desfile promete focar na questão da pele, refletindo sobre o que está abaixo dela, sua essência, cores, etnias e formas de expressão religiosa. Várias surpresas foram preparadas. No entanto, o presidente Carlos Breik ressalta uma característica sempre muito presente nos desfiles da escola.
- O ponto máximo dos desfiles de Bambas é a energia que nós temos. Vamos entregar todos os quesitos e fazer um grande Carnaval. Ponto máximo é a energia do bambista, é o amor pela escola, isso que nos eleva e será o ápice na Avenida. Podem esperar um grande espetáculo.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Òrànmíyàn com 17 alas e três alegorias. O desfile será na madrugada de sábado, às 4h40min.
Unidos de Vila Isabel
Olha o Neguinho aí gente! Abrindo a segunda noite, a Unidos de Vila Isabel chega com uma homenagem especial a um dos maiores personagens do Carnaval do Brasil: Neguinho da Beija-Flor. O enredo Neguinho do Mundo, Flor que a Vila Beija faz uma ponte entre a flor rosa negra do deserto e a vida do homenageado - ele, inclusive, desfilará pela primeira vez na passarela do Complexo Cultural do Porto Seco.
- A gente procurou um personagem que fosse de dentro da própria cultura do Carnaval e Neguinho é o próprio Carnaval - aponta Arilson Trindade, diretor de Carnaval da escola, adiantando também:
- A escola vem com mais componentes do que no Carnaval de 2023. Acredito que será lindo assistir a integração do público com o Neguinho. Ele é um ícone do Carnaval brasileiro. Temos em mente até a data em que foi idealizado o enredo: durante um churrasco em 1º dezembro de 2022. Vai ser um desfile extremamente especial.
Pinah – a passista que encantou o então príncipe Charles em 1978 –, outro ícone da escola carioca, também confirmou presença.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Neguinho do Mundo, Flor que a Vila Beija com 18 alas e quatro alegorias. O desfile será na madrugada de sábado para domingo, à meia-noite.
União da Vila do IAPI
Com o enredo Axabó, a Voz que Ressoa na Bahia, Ecoa na Vila!, a União da Vila do IAPI vai falar sobre Axabó, uma orixá feminino africano, cultuado na Bahia e na África, mas pouco conhecido. É considerada a orixá das águas mornas, da intuição feminina, dos sonhos como uma ferramenta de vidência. Ela foi a principal mulher guerreira, que deu o machado a Xangô.
- Tem um cunho totalmente Candomblé, mostrando toda parte de culinária, a religiosidade e a parte da musicalidade também - conta o carnavalesco Sergio Guerra.
O último carro da escola vai colocar Salvador dentro do Porto Seco:
- Ele (o carro) fala do Pelourinho, da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e também exalta uma grande negra, que foi Maria Felipa. Ela defendeu a Bahia com unhas e dentes. A gente fecha o desfile com todas as mulheres que atualmente fizeram alguma coisa pela resistência, várias negras que chegaram ao poder. Ano passado, fizemos um Carnaval singelo, mas, esse anos, deixamos de lado essa parte singela. A gente tentou mostrar toda parte de acabamento, com um visual muito mais além.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Axabó, a Voz que Ressoa na Bahia, Ecoa na Vila! com 16 alas e cinco alegorias. O desfile será na madrugada de domingo, à 1h10min.
Estado Maior da Restinga
O universo infantil vai tomar conta do desfile da atual campeã do Carnaval de Porto Alegre, Estado Maior da Restinga. A escola vai passar na Avenida com o enredo Crianças: Que Todas Sejam Amadas, Respeitadas e Protegidas, Diz o Estado Maior da Restinga, a partir das peculiaridades históricas e contemporâneas da atenção aos pequenos. A agremiação quer levar o público a uma reflexão em relação a direitos, construção de ideias e respeito ao ser criança, em meio a tantos problemas sociais.
- Quando aconteceu aquela tragédia em Blumenau, Santa Catarina (em abril de 2023, quando um homem de 25 anos invadiu uma creche e matou quatro crianças e feriu outras cinco), aquilo mexeu muito comigo e com várias pessoas. Me perguntei como ser humano: "O que a gente pode fazer para mudar isso?" A resposta veio na hora: eu trabalho dentro de uma agremiação, que é puro amor, pura paixão, e o universo ali tem crianças por todos os lugares - relembra o carnavalesco da escola, Luciano Maia.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Crianças: Que Todas Sejam Amadas, Respeitadas e Protegidas, Diz o Estado Maior da Restinga com 20 alas e quatro alegorias. O desfile será na madrugada de domingo, às 2h20min.
Imperadores do Samba
Com o enredo Somos Filhos de Rainhas e Reis, a Imperadores do Samba chega reverenciando a ancestralidade negra. Esse era um desejo antigo da escola, como conta o carnavalesco da escola, Eduardo Caetano:
- A gente queria trazer uma África de uma forma que as pessoas não sentissem dor, não sentissem tristeza. Nós não estamos falando de escravidão, não estamos falando de coisas ruins, apenas coisas boas e que as pessoas precisam conhecer. Não, não somos filhos de escravos, como os livros de escola insistem em contar. Nós somos filhos de reis e rainhas que dominaram o mundo e trouxeram muita contribuição para a civilização dos dias de hoje.
Também serão abordados na Avenida temas como arquitetura, astrologia, medicina e escrita – assuntos estudados e dominados pelos negros há vários séculos. Um dos objetivos do desfile é jogar luz na reflexão sobre a resistência dos antepassados, para que “nossos filhos e filhas tenham suas histórias de lutas e conquistas para contar”.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Somos Filhos de Rainhas e Reis com 15 alas e três alegorias. O desfile será na madrugada de domingo, às 3h30min.
Realeza
Fechando a maratona de desfiles pelo segundo ano consecutivo, a Realeza vai homenagear os 50 anos do Afro-Sul Odomode com o enredo Alma Negra - Um pedaço da África no AFRO-SUL do Brasil. O espaço de cultura, identidade e resistência afro em Porto Alegre produz arte há quase cinco décadas por meio de atividades educacionais e culturais. A ideia por trás do projeto é unir as influências de todos os povos que formam a identidade cultural do Sul do Brasil.
- No Carnaval de Porto Alegre, temos o costuma de falar de nó para nós mesmos. Agora, chegou a hora de falarmos de nós para quem não nos conhece - aponta o carnavalesco Gugu Lacerda, destacando, ainda:
- Estamos aqui desde setembro. Em dezembro os trabalhos se intensificaram. Algo que me deixa muito feliz é que a comunidade artística de Porto Alegre se uniu a Realeza para essa homenagem. Temos, por exemplo, uma ala formada pelos alunos do curso de dança da UFRGS, por antigos bailarinos do Afro-Sul, fora outros segmentos da arte.
Vale destacar que o ator Marcelo Adnet é um dos compositores do samba da Realeza.
O que esperar: a escola apresentará o enredo Alma Negra - Um pedaço da África no AFRO-SUL do Brasil com 17 alas e três alegorias. O desfile será na madrugada de domingo, às 4h40mim.
Te Programa!
Desfile das escolas de samba de Porto Alegre
/// QUANDO: hoje, a partir das 20h, e amanhã, a partir das 19h.
/// ONDE: Complexo Cultural do Porto Seco (Rua Hermes de Souza, s/n° – Rubem Berta).
/// QUANTO: entrada gratuita para arquibancadas. Os ingressos poderão ser retirados diretamente no sambódromo, por ordem de chegada nos dias dos desfiles – a partir do horário de abertura dos portões, às 18h – e conforme a capacidade do espaço.
/// TRANSPORTE PÚBLICO: a linha E10 Restinga/Carnaval – via Lomba do Pinheiro – sairá do terminal Nilo Wulff, na Restinga. A E33 linha especial Carnaval – via Assis Brasil – sairá do terminal CPC no Centro Histórico. Além disso, as linhas regulares 633 Costa e Silva e T6 atenderão as demandas de chegada e saída do sambódromo.
– Os passageiros podem consultar informações sobre o transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do aplicativo do Cittamobi, Moovi, Lá Vem o Ônibus ou Cartão TRI, disponível para smartphones IOS e Android. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118 e de fiscalização permanecem com atendimento 24h. Os agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão nas ruas a partir das 6h de hoje e amanhã para auxiliar na organização do entorno do Porto Seco. O monitoramento de trânsito e bloqueios começa a partir das 17h de hoje até o final dos desfiles.
– A Rua José Assis Borges Pintos ficará bloqueada entre a Avenida Plínio Kroeff e a Rua Hermes de Souza. A Rua Ariovaldo Lopes Paz terá seu sentido invertido da Élvio Antônio Felipetto em direção à Santíssima Trindade e o acesso será restrito. O acesso à Rua E6, próximo ao portão principal do evento, terá bloqueio total de trânsito, contando apenas com passagem para pedestres.
/// ESTACIONAMENTO: para quem for de carro ao Porto Seco, haverá estacionamento no local com capacidade para 1,4 mil automóveis. O valor será de R$ 40 por noite.
/// REGRAS DE ACESSO AO PORTO SECO:
- Será permitido levar cadeira de praia.
- Não é permitido entrar com objetos perigosos, como garrafas de vidro, garrafas térmicas, latas de alumínio, sinalizadores, fogos de artifício, objetos cortantes e armas de fogo.
- Não é permitida a entrada com guarda-chuva.
- Cada pessoa poderá levar até dois vasilhames plásticos de 500ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja) e cada pessoa no camarote/frisa terá permissão para entrar com um pote de alimento para consumo pessoal. Isso pode incluir lanches leves, refeições, salgadinhos, sanduíches etc.
- Estão proibidos objetos que possam portar outros utensílios, como isopores e coolers.
- Será permitida a entrada de mochilas ou sacolas retornáveis (sacolas que utilizamos para compras no supermercado), desde que não tenha nenhum item não permitido citado nas regras do evento.