Nesta sexta-feira (23) e neste sábado (24), os comunicadores do Grupo RBS Vini Moura e Maurício Saraiva — com os comentários do colunista Alexandre Rodrigues — estarão no Complexo Cultural do Porto Seco para trazer muita informação e animação em transmissão, pelo YouTube, do Carnaval de Porto Alegre: é o projeto Ziriguidum no CarnaPoa 2024, uma parceria entre a Rádio 92 e GZH.
A transmissão começa à meia-noite, nos dois dias do evento no Porto Seco, no canal no YouTube da Rádio 92. Antes, às 23h, rola um aquece para a folia no canal de GZH na mesma plataforma, com Vini e Maurício falando sobre memórias afetivas envolvendo o Carnaval e expectativas para os desfiles da Série Ouro.
Confira o convite oficial da dupla no Instagram!
Falando em memórias afetivas, os anfitriões da folia têm muito o que destacar.
— Até os oito anos, eu tinha a tradição de assistir aos desfiles de Porto Alegre e do Rio de Janeiro na casa da minha vó. A casa ficava toda enfeitada e com fartura de doces. Eu e ela passávamos a madrugada inteira olhando as escolas de samba, aquilo alimentou muito a vontade de participar de perto do Carnaval — conta Vini.
— A principal memória afetiva é do ano em que, pela primeira vez, narrei o Carnaval na RBS TV (em 2012). Tivemos o estúdio de transmissão cenografado na Avenida. Esteticamente, a transmissão ganhou muito. Afetivamente, fizemos do estúdio a nossa casa e funcionou muito — destaca Maurício, experiente quando o assunto é cobertura de Carnaval.
Já Alexandre, que assina a coluna semanal Eu Sou do Samba, no Diário Gaúcho, está atento aos detalhes:
— Essa será a minha primeira cobertura como colunista de Eu Sou do Samba, do Diário Gaúcho. Tem um gostinho especial, pois acompanhei de perto a preparação das escolas. Tudo feito com muita garra pelas comunidades. Quero trazer um olhar para os detalhes que pouca gente enxerga, os personagens, as curiosidades de cada desfile. Podem aguardar um grande espetáculo! Porto Alegre merece.
Cobertura completa
Além de acompanharem os desfiles do início ao fim, com as impressões do especialista Alexandre nos intervalos, os comunicadores também receberão autoridades da Prefeitura de Porto Alegre e da Opinião Produtora, que promovem o evento. Na cobertura, o público também terá a oportunidade de acompanhar os bastidores das escolas de samba, o agito nas arquibancadas e nos camarotes.