Porto Alegre

Blitz GZH
Notícia

Saiba como estão as praias de Porto Alegre

GZH circulou pelos bairros Lami e Belém Novo, onde é possível banhar-se nas águas do Guaíba, para conferir as condições dos locais

Alberi Neto

Repórter da RBSTV

Enviar emailVer perfil

Com a chegada do calor, nem todo mundo consegue (ou quer) se deslocar da Capital para as praias do litoral gaúcho. E para quem fica em Porto Alegre, GZH apresenta opções gratuitas e naturais para dar um mergulho. São dois pontos no Extremo Sul que proporcionam uma viagem semelhante a uma ida à praia, principalmente, para quem mora em outras regiões da cidade. 

Situados nos bairros Lami e Belém Novo, os dois famosos balneários de água doce estão entre os poucos pontos de Porto Alegre onde é possível banhar-se nas águas do Guaíba. Essa liberação vem do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que divulga semanalmente um relatório de balneabilidade da região. São seis pontos monitorados, três em cada bairro. No relatório mais recente, divulgado na sexta-feira (5), os seis locais estavam próprios para banho. É a primeira vez que isso acontece neste verão.

Na quarta-feira passada, com tempo nublado na Capital, alternando entre sol forte e até alguns momentos de chuva, GZH circulou pela região e conferiu como estão os locais neste início de verão. A calmaria das ondas do Guaíba – que nem de perto lembra o agitado mar gaúcho – atrai famílias em busca de segurança, principalmente, para a criançada que adora se molhar. Ainda assim, nem os mais preocupados com os riscos da água precisam ficar nervosos. É que as praias balneáveis de Porto Alegre também contam com guarda-vidas durante a alta temporada. Tanto no Lami quanto no Belém Novo, a reportagem constatou a presença dos agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RS).

Entretanto, este verão tem uma diferença quando comparado a anos anteriores nas praias do Extremo Sul. As consequências da elevação do Guaíba em setembro e novembro ainda estão bem marcantes. No Lami, principalmente, a destruição da orla causada pela força das águas deixou marcas difíceis de serem apagadas. Diversos trechos do calçadão foram levados e seguem isolados. Muitas árvores caíram, e boa parte dos galhos e troncos segue esperando por retirada. Outros itens, como as churrasqueiras, lixeiras e bancos, também foram atingidos, mesmo que em menor escala. No Belém Novo, a situação é menos grave, mas também são visíveis os sinais deixados pela subida do Guaíba. 

Ainda assim, moradores e comerciantes da região têm sentido uma melhora no movimento aos finais de semana, mais pela chegada do calor. Tradicionalmente, é depois do Réveillon que o povo começa a migrar em peso para estes pontos. É um período em que amplia-se também o número de comércios funcionando. Durante a blitz, diversas equipes da prefeitura atuavam nos espaços – principalmente, no Lami.

Clique e confira a situação de cada local

Transporte público oferece linhas especiais

A EPTC já iniciou a Operação Verão no transporte coletivo. São quatro linhas especiais para fornecer melhor acesso à população que vai às praias do Lami e de Belém Novo. As linhas vão operar até 3 de março. 

/// Linha 398.7 – Pinheiro/Lami/Verão: aos sábados, domingos e feriados, com tabela aberta de acordo com a demanda e saída da Parada 1 da Lomba do Pinheiro. 

/// Linha 269.3 –Praia Operação Veraneio: aos domingos e feriados, com tabela aberta e saída da Avenida Salgado Filho, centro, até o Lami, via Belém Novo. 

/// Linha 269.4 – Operação Lami: aos domingos e feriados, tabela aberta, com saída da Avenida Salgado Filho, centro/Praia, via Estrada Edgar Pires de Castro. 

/// Linha 212 – Restinga/ Lami: aos domingos e feriados, com tabela fixa e saída da Avenida Nilo Wulff, no bairro Restinga.

/// O terminal das quatro linhas no Lami fica localizado na estrada Otaviano José Pinto, nas proximidades da Rua Luís Vieira Bernardes.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Timeline Gaúcha

10:00 - 11:00