GZH tem visitado o Belém Novo todo verão. Atualmente, o ponto mais frequentado, na praça José Comunal, está em boas condições. Há tonéis e lixeiras, guarita para os guarda-vidas, churrasqueiras (algumas precisando de reparo) e banheiro público. O local tem uma boa pracinha para a criançada se divertir.
Para quem chega ao local pela primeira vez, a vista e a tranquilidade impressionam. É o caso da cabelereira aposentada Elisabete dos Santos Nunes, 86 anos. Moradora de Dom Pedrito, na Fronteira Oeste, ele veio visitar a família em Porto Alegre. Acompanhada do genro, sorvia um mate na manhã de quarta-feira na Praça José Comunal.
— Estou impressionada, achei lindíssimo, espaço maravilhoso para relaxar, tomar um mate e ver o Guaíba — compartilhou.
A dona de casa Catarina de Jesus, 55 anos, levou o neto para conhecer a orla de Belém. A ideia era fazer um churrasco, mas o mau tempo não permitiu. Catarina projetou uma volta ao local no final de semana, enquanto o neto pedia “vamos voltar amanhã, por favor”. A moradora da Capital contou que era a primeira vez que visitava o espaço e surpreendeu-se positivamente.
Mas a situação é menos próspera em direção às praias do Leblon e Veludo. São locais com menos infraestrutura, mas igualmente frequentados durante o verão. Em alguns pontos, o acesso é difícil e até entende-se a falta de infraestrutura, por serem áreas mais direcionadas para a contemplação e o banho no Guaíba. Mas ainda assim existem gramados mais amplos, onde seria possível disponibilizar churrasqueiras, lixeiras e outros itens. Na falta disso, é possível encontrar várias churrasqueiras improvisadas nos locais, feitas com pedras retiradas da margem ou restos de obras.
Na área da Praia do Veludo, há um grande espaço com árvores. Duas antigas goleiras prestes a cair indicam que um campo de futebol já funcionou ali. Mas não há qualquer outra infraestrutura. Para dizer a verdade, há alguns banheiros químicos instalados no local, um avanço se comparado com outras temporadas em que a Blitz GZH passou por ali.
Saiba como estão as praias de Porto Alegre
LAMI: região ainda sofre com as consequências da cheia do Guaíba
O que diz a prefeitura
Sobre a orla do Belém Novo, o DMLU afirma que também faz ações periódicas de limpeza e que foram recolhidos entulhos após as enchentes de 2023: “Diariamente, um grupo formado por cinco garis executa a varrição e limpeza da orla”. Seis lixeiras do tipo latão estão na praia. Os dois sanitários da Avenida Heitor Vieira (Igreja e Eucaliptos) atendem das 8h às 20h. A prefeitura confirmou a colocação de banheiros químicos na Praia do Veludo, mas não informou sobre outros itens, como churrasqueiras.
Técnicos da Smamus avaliam incluir a Praça José Comunal nos estudos de recuperação da Praça Almerindo Lima (que fica em área contígua). Assim, a recuperação se estenderia por toda a área verde. As lixeiras e bancos serão recuperados pela SMSUrb após a execução deste projeto.