Muito procurada por praticantes de corridas e de caminhadas, a pista do Parque Ramiro Souto, localizada dentro da Redenção, passa por revitalização. As obras já estão em andamento e o espaço permanecerá fechado para os frequentadores até o final de março, quando os trabalhos deverão ser concluídos.
O projeto e a execução da revitalização são da Olympikus, marca da Vulcabras Calçados, que adotou a pista por um ano, com possibilidade de ampliação desse período junto à prefeitura de Porto Alegre. Para a elaboração do plano foram ouvidos a comunidade corredora, grupos de interesse da pista e representantes da marca.
A reportagem de GZH entrou em contato com a Vulcabras. A empresa confirmou que adotou a pista de corrida, mas afirmou que a prefeitura ainda será responsável pela gestão do espaço. Conforme explicou, o objetivo é deixar um legado para a cidade e estar junto dos corredores nos momentos dos treinos. Estão sendo investidos pela empresa mais de R$ 400 mil na revitalização.
O que está sendo realizado
Nesta segunda-feira (29), era possível ver cadeados em todos os portões de acesso com o aviso de obras, além de um monte de areia e outro de tijolos. Uma miniescavadeira e dois operários trabalhavam no local. Estão sendo feitas a escavação da rede e a raspagem. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude é a responsável pela gestão do espaço.
— Eles (Olympikus) vão fazer as melhorias na pista, o que é uma doação para o município. E eles adotaram a pista por um ano — afirma a titular da pasta Débora Garcia, dizendo que a marca aparecerá em alguns elementos revitalizados.
A pista de carvão compactado ocupa uma área de aproximadamente 14 mil metros quadrados e possui 400m. Ela receberá melhorias na drenagem, além de nova acessibilidade, acessos e reforço na sinalização. Além disso, haverá instalação de blocos de concreto pré-moldados como bancos e barras e estruturas metálicas para exercícios, pista de salto em distância com piso sintético e caixão de areia para aterrissagem e pódio.
— É um local que muita gente utiliza. Ter a qualificação da pista é uma coisa muito importante — observa a secretária, lembrando que a última revitalização havia sido feita no final dos anos 1990.
As melhorias incluem ainda bebedouros, floreiras, guarda-volumes e ganchos para armazenamento de pertences dos frequentadores. O gramado do campo de futebol não passará pela revitalização.
A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) também colaboram no processo de revitalização da área.
Confira as melhorias
- Nivelamento do piso, adição de nova camada de carvão e melhora na drenagem
- Nova sinalização com indicação de distâncias no percurso
- Área de convivência com bebedouros, bancos, guarda-volumes e pódio
- Equipamentos para treino e alongamentos
- Revitalização da pista de salto em distância