Com festa que não perdeu o brilho nem com a chuva da noite deste domingo (3), na quadra da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, no bairro Rubem Berta, foi escolhida a Corte da Diversidade do Carnaval de Porto Alegre 2024. O trio será formado por Maria Estela (Rainha da Diversidade), representando o Bambas da Orgia, Valentina Brandão (Primeira Princesa), da Império do Sol, e Alicia Soares (Segunda Princesa), da Resenha na Sala.
O evento, com entrada gratuita, reuniu cerca de 800 pessoas. O concurso era aberto a mulheres trans, transformistas e drags que se identifiquem e tenham história ligada ao Carnaval. Na edição deste ano, a novidade foi a participação de candidatas que não precisavam ser, necessariamente, de uma escola de samba. Podiam representar um bloco ou associação de bairro.
Segundo Camila Rodrigues, organizadora do concurso e gerente de eventos da Casa de Descentralização (Casa D), a iniciativa chega à quarta edição.
— Hoje, vim as lágrimas! Mais um ano, conseguimos realizar o concurso que foi com muita luta mas com o apoio da prefeitura. O sonho delas é o meu sonho. Somos resistências, somos resiliência, somos guerreiras —saudou.
A nova corte substitui a rainha Natascha Voguel e as princesas Ellen Miamyy e Luma Oliveira, eleitas em abril do ano passado e que reinaram até este domingo.
O Projeto Mini Divas, voltado para o público infantil, e Projeto Bailado, formação de crianças para mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, foram atrações musicais que antecederam a escolha. O encerramento ficou a cargo da escola de samba anfitriã, a Imperatriz Dona Leopoldina.
A iniciativa conta com apoio da prefeitura de Porto Alegre – por meio da secretaria de Cultura e Economia Criativa –, da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa).
Desfiles já têm datas definidas
Marcado para os dias 23 e 24 de fevereiro, o Carnaval 2024 de Porto Alegre já abriu a venda de ingressos para frisas e camarotes do Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte. As entradas podem ser adquiridas por meio do site e os valores – que variam entre R$ 1,5 mil e R$ 6 mil – são válidos para acesso ao sambódromo nos dois dias de desfiles.