O calendário com as 12 fotos vencedoras da 2ª edição do Concurso de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU-RS) será lançado na segunda-feira (18), às 17h30min, em evento no Solar da Catedral, localizado no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. O tema proposto foi Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco.
— A art déco é uma linguagem arquitetônica que vem logo em seguida ao ecletismo. O estilo começa a ficar mais depurado e limpo. A arquitetura adquire formas mais simplificadas — explica o arquiteto e conselheiro do CAU, Lucas Volpatto.
Segundo o especialista, a art déco surge no continente americano em torno de 1910 e se estende até 1935. Neste ano, inclusive, o estilo aparece com força na Exposição do Centenário da Revolução Farroupilha (1835-1845), realizada no Parque Farroupilha (Redenção). Atualmente, Porto Alegre conta com diversos exemplares deste gênero arquitetônico.
— Um exemplo clássico é o Viaduto Otávio Rocha, que é um equipamento da arquitetura eclética, mas já tem uma tendência da art déco com uma arquitetura mais simplificada na ornamentação com elementos geométricos — ilustra.
A skyline é uma das principais características da art déco. Trata-se de uma espécie de escalonamento em direção ao céu. Prédios assim podem ser vistos no Centro Histórico, mas também em outros bairros da Capital.
— A própria Avenida Farrapos é um conjunto, embora degradado, incrível de art déco. Inclusive a Igreja São Geraldo se destaca neste contexto — observa Volpatto.
As imagens vencedoras serão publicadas no calendário de 2024 do Conselho do CAU-RS. Também serão utilizadas em materiais institucionais, como campanhas, exposições e nos canais de comunicação, site e redes sociais da entidade.
Os autores das 12 imagens selecionadas receberão um prêmio de R$ 1.000 cada um. Houve, ainda, três menções honrosas para os classificados até o 15º lugar.
Saiba mais sobre os locais fotografados:
Atracadouro Redenção (Porto Alegre - foto de Eloi Santos de Farias)
Escadaria do cais em estilo art déco de costas para o lago da Redenção, em Porto Alegre. Será a foto de janeiro de 2024 do calendário.
Cine Teatro Imperial (Porto Alegre - foto de Diego Vieira Lopes)
O prédio do Cine Teatro Imperial, na Praça da Alfândega, está em obras e deverá abrigar a Caixa Cultural. Trata-se de um monumento arquitetônico inaugurado em 18 de abril de 1931. O tombamento ocorreu em 2004. O imóvel pertence aos bens públicos da Capital e se tornou objeto da parceria entre o Executivo e a Caixa. Será a foto de fevereiro do calendário.
Andradas (Porto Alegre - foto de Luiza Ribeiro Castro)
O prédio fotografado na Rua dos Andradas retrata com precisão o estilo art déco. É possível observar a existência de formas verticalizadas e ornamentos geométricos com motivos e linhas dispostas em ritmo e repetições. Será a foto de março do calendário.
Edifício Mauá (Santa Maria - foto de Rafael Concatto Beltrame)
O Edifício Mauá, inaugurado em 1950, foi projetado pelo arquiteto Luiz Bollick. Possui fachada e pérgola com elementos geométricos em estilo art decó. Será a foto de abril do calendário.
Moinho (Porto Alegre - foto de Vivian Mayer)
No prédio atual funciona a Loja Riachuelo, na Capital. Será a foto de maio do calendário.
Decô em Curvas e Retas (Porto Alegre - foto de Andréia Cristiane de Oliveira)
O Viaduto Otávio Rocha é uma das grandes obras de urbanização da Capital. Fez parte do Plano de Melhoramentos e Embelezamento da Capital, proposto em 1914 pelo engenheiro João Moreira Maciel, diretor de Obras da Intendência Municipal. Será a foto de junho do calendário.
Velho Engenho: Testemunha da História (Cachoeira do Sul - foto de Claiton Fernando Nazar)
A imagem retrata as ruínas do antigo Engenho Reinaldo Roesch, em Cachoeira do Sul. Foi um dos principais engenhos de arroz existentes no RS, até a década de 1970. Será a foto de julho.
Reflexões em Fragmentos (Porto Alegre - foto de Claiton Fernando Nazar)
O prédio do Palácio do Comércio foi inaugurado em 14 de novembro de 1940 com a presença do então presidente Getúlio Vargas. O projeto foi de Joseph Franz Seraph Lutzenberger e abrigaria a Associação Comercial de Porto Alegre. Será a foto de agosto.
O Velho Empresário (Porto Alegre - foto de Claiton Fernando Nazar)
Homenagem ao empresário Frederico Mentz. Deixou seu nome gravado na história. Será a foto de setembro.
PrÉ(dio) de Feijão (Porto Alegre - foto de Andréia Cristiane de Oliveira)
O condomínio Edifício Sepé Tiarajú foi construído em 1963. A construção, por suas linhas simples e simétricas e, de tão alto, parece chegar até o céu. Será a foto de outubro.
Palácio do Comércio (Porto Alegre - foto de Gerson Luís Turelly)
Outra imagem que retrata o Palácio do Comércio, inaugurado em 14 de novembro de 1940. Trata-se de uma das edificações mais conhecidas de Porto Alegre. Será a foto de novembro.
Borges (Porto Alegre - foto de Luiza Ribeiro Castro)
Foto retrata arquitetura de edificação em estilo art déco na Avenida Borges de Medeiros. Será a foto de dezembro.
Veja as três fotos que ficaram com menções honrosas e não aparecem no calendário:
Moinho Pelotense (Pelotas - foto de Wiliam Brito Clavero)
O prédio de 1925 onde funcionou o Moinho Pelotense, situado na região portuária de Pelotas, é obra do engenheiro Alfredo Hanssler.
Igreja São Geraldo (Porto Alegre - foto de Fernando Bohrer Schimitt)
A Igreja São Geraldo, localizada na Avenida Farrapos, foi projetada em estilo art déco pelo arquiteto Vitorino Zani. Começou a ser erguida entre o final da década de 1930 e o começo da década de 1940. Porém, Dom João Becker, que era então o arcebispo de Porto Alegre, fundou antes a paróquia: em 13 de setembro de 1924.
Clube União (Garibaldi - foto de Caio Maffazzioli)
A União de Moços Católicos de Garibaldi foi fundada em 1928 sob o lema “Deus e Pátria”. O objetivo era reunir moços católicos, propagar a religião, defender a Igreja, trabalhar em auxílio das obras católicas e sociais; desenvolver a cultura, o esporte e o recreio.