A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) promovem, nesta quinta-feira (9), um evento alusivo ao Dia Internacional do Combate ao Fascismo e ao Antissemitismo. O encontro, que será restrito a convidados, ocorre a partir das 8h, na sede da entidade gaúcha, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre.
São Paulo, Brasília, Recife e Salvador terão a mesma programação. Outras cidades, como o Rio de Janeiro, também terão eventos alusivos à data. O dia 9 de novembro foi escolhido por ser uma data emblemática na qual ocorreu, em 1938, o episódio conhecido como a Noite dos Cristais Quebrados, que marcou o início do Holocausto.
Na ocasião, dezenas de judeus foram mortos e milhares de lojas e empresas de propriedades de judeus foram destruídas, além de sinagogas. A data ficou conhecida assim porque as ruas amanheceram cobertas de cacos de vidro.
Durante a atividade desta quinta-feira, serão apresentados dados inéditos sobre o aumento do antissemitismo no Brasil. Também está previsto um painel sobre o tema com o doutor em Comunicação e professor da PUCRS Jacques Wainberg, a titular da Delegacia de Combate à Intolerância no RS, Tatiana Bastos, e o historiador e presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke.
Um levantamento de entidades judaicas brasileiras aponta que houve aumento de 1.200% dos casos de antissemitismo desde o início do conflito entre Israel e Hamas. O Brasil tem a segunda maior comunidade judaica da América Latina, com 120 mil pessoas, conforme a Conib.
Serviço
O quê: Café da Manhã - Dia Internacional de Combate ao Fascismo e ao Antissemitismo
Quando: quinta-feira, 9 de novembro
Onde: Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) - Rua General João Telles, 329, Bairro Bom Fim, Porto Alegre