A manhã desta sexta-feira (24) foi de reconstrução e limpeza em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, após as águas baixarem na área central do município. O trabalho começou ainda na quinta (23) e seguiu nas primeiras horas do dia com retirada de entulhos e móveis estragados.
Uma das pessoas que trabalhava na limpeza durante a manhã era Silvia dos Santos, dona de uma loja de antiquário e brechó.
— Eu perdi, entre a minha casa e a minha loja, em torno de R$ 10 mil. Foi um prejuízo muito grande. Vai ser muito difícil mesmo. A gente tá na luta todo dia pra trabalhar, né? — lamenta Silvia.
Ainda são 850 pessoas desabrigadas e que estão nos alojamentos da prefeitura. Os bairros mais afetados ainda são Picada, Chácara, Cidade Verde e Vila da Paz. Nos bairros Sans Souci e Itaí, a inundação diminuiu e os moradores já fazem a limpeza das residências.
Além disso, as aulas seguem suspensas em 12 das 19 escolas do município nesta sexta. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra foi feita a limpeza do local durante a manhã e, na parte da tarde, a escola será aberta aos estudantes.
Na quinta-feira, houve uma reunião entre autoridades da prefeitura e uma equipe da Defesa Civil Nacional, que está na região. Foi oferecido repasse de recursos para assistência humanitária, serviços essenciais e ações de reconstrução. O município, porém, precisa primeiro finalizar a estimativa dos danos para dar entrada no pedido de auxílio junto ao governo federal.