O tempo firme, o sol e a temperatura amena contribuíram para que o movimento nos postos de saúde de Porto Alegre seja intenso neste sábado (21). O dia D da campanha Nacional de vacinação ocorre até as 19h na Capital.
Unidades de Saúde de todo o Rio Grande do Sul abrem hoje. Em Porto Alegre, inclusive, é dia de passe livre nos ônibus.
A reportagem percorreu alguns postos nesta manhã. No posto de saúde Modelo, na Rua Jerônimo de Ornelas, um dos maiores da Capital, balões aguardavam as crianças e, antes mesmo do início da vacinação, às 10h, os bancos na área externa já eram ocupados por algumas pessoas.
A técnica de laboratório Tatiana Andrade Gomes saiu do bairro Belém Velho para atualizar a caderneta do filho Bernardo, sete anos, no Modelo.
— Aproveitei que vamos passear na orla do Guaíba e já vim vacinar ele — disse.
A Unidade Santa Marta, no centro de Porto Alegre, também tinha movimento. Por volta das 10h, logo que iniciou a vacinação, alguns bancos estavam ocupados mas o atendimento era rápido. O local estava decorado com a temática de Halloween para recepcionar as crianças. Balões estavam espalhados e uma área para as crianças desenharem foi criada e os atendentes usavam fantasias.
— O tempo ajudou, e esperamos que o movimento seja bom. Como outubro remete ao Halloween, resolvemos fazer essa surpresa — conta a gerente da Unidade de Saúde Santa Marta, Janaína Pasquale.
Na Unidade Santa Cecília, na Rua São Manoel, o local também estava decorado. Os atendentes relataram uma pequena fila logo no início da aplicação das doses. Por volta de 10h30min, a situação já era tranquila. A expectativa é de que o movimento aumente à tarde.
O maior movimento foi verificado na Unidade de Saúde São Carlos, junto ao terminal Antônio de Carvalho. A maioria dos bancos da área externa estava ocupada e uma fila para o cadastro chegou a se formar.
O tempo de espera é de cerca de 20 minutos. O local também foi decorado e conta com espaço para as crianças desenharem e brincarem com balões.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que, apesar da prioridade ser para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, adultos que queiram se vacinar contra covid-19 e gripe serão atendidos. Consultas e requisições de testes rápidos de covid-19 não estão sendo feitos neste sábado. A orientação é procurar as unidades de saúde na segunda-feira.