O Zoológico Municipal de Canoas, na Região Metropolitana, soltou duas curicacas (theristicus caudatus) na natureza nesta quarta-feira (27). As aves, que haviam chegado ao MiniZoo no final de semana, passaram por uma avaliação e breve reabilitação antes de serem devolvidas ao meio ambiente.
Os animais foram levados ao zoológico por moradores de São Leopoldo, que os encontraram caídos no pátio de casa. De acordo com a bióloga Renata Gautier, as curicacas estavam exaustas e estressadas em razão da chuva que atinge o Estado. Após descanso, alimentação e tratamento veterinário de quatro dias, os animais retornaram à natureza.
— A avaliação identificou que ambas se encontravam em bom estado de saúde, demonstrando capacidade de voo e caça. Os animais, inclusive, poderiam ter sido soltos imediatamente, mas a equipe técnica optou por esperar um dia com melhores condições climáticas para isso — contextualiza.
As curicacas foram soltas em uma área de banhado do bairro Mato Grande de Canoas.
Sobre a espécie
As curicacas têm alimentação variada e podem predar pequenos lagartos, ratos, caramujos, anfíbios, serpentes e até mesmo aves menores. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra. A espécie está presente em grande parte do Brasil, onde há vegetação aberta, lagoas, campos pantanosos ou periodicamente alagados.
O MiniZoo
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza o serviço de reabilitação e devolução de animais silvestres para a natureza.
— Muitas vezes, resgatamos ou recebemos animais que não podem voltar ao seu habitat natural, seja por lesões graves ou criação irregular. Nesses casos, os bichinhos passam a ser cuidados permanentemente pela equipe técnica do Zoo, recebendo manejo e alimentação adequada — conta Renata.
*Produção: Júlia Ozorio