Após elevação do nível do Guaíba, a prefeitura de Porto Alegre fechou seis comportas entre as avenidas Mauá e Castello Branco entre a tarde e a noite desta segunda-feira (25). O sistema de proteção contra inundações possui 14 comportas. Inicialmente, quatro foram fechadas, ainda durante a tarde, e outras duas foram mobilizadas no começo da noite.
As comportas fechadas foram reforçadas com sacos de areia, para auxiliar na contenção da água entre o mecanismo e a estrutura de concreto.
Com o nível do rio, que estava em 2m74cm na manhã desta segunda, 26 centímetros abaixo da cota de inundação, agentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizaram, durante a tarde o fechamento dos portões na Usina do Gasômetro, no Cais Embarcadero, em frente ao Tribunal de Contas do Estado e na Avenida São Pedro. No começo da noite, foi realizado o fechamento dos portões da Rua Cairú e da ponte do Guaíba. O serviço foi realizado manualmente, com uso de caminhão e retroescavadeira.
Conforme o Dmae, algumas das comportas possuíam motores, que foram levados por ladrões anteriormente. Por isso, o serviço foi realizado manualmente. Para fechar o portão localizado na Cairú, foi necessário remover o asfalto dos trilhos inferiores. No portão da ponte do Guaíba, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou a fechar o trânsito. No local, funcionários do Dmae estavam soldando a parte de cima do trilho, que estava quebrada.
Permaneciam abertos os portões na Avenida Mauá, na imediação da Avenida Sepúlveda e do embarque ao Catamarã. Mas as comportas terão o fechamento avaliado e a ação pode ocorrer caso o nível do Guaíba suba ainda mais.
Trânsito impactado
Com o fechamento das comportas, quem transita pela Rua Voluntários da Pátria não terá a opção de acesso à Avenida João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido bairro-Centro. A orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que o motorista siga pela Voluntários ou Avenida Farrapos para acessar a região central.
Da mesma forma, CCR ViaSul, concessionária que administra a freeway (BR-290), informa que o acesso ao vão móvel, no km 95 da rodovia, está bloqueado. Para o interior do Estado, é preciso utilizar a nova ponte do Guaíba no km 94. Já o acesso à zona norte de Porto Alegre ou região central deverá ser feito utilizando a Avenida Castelo Branco ou a Avenida dos Estados (Aeroporto).