O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o vice-prefeito, Ricardo Gomes, estiveram acompanhando a situação da Ilha Grande dos Marinheiros na tarde desta quinta-feira (7). A região já tem áreas alagadas, após a chegada do grande volume de água que desce das bacias hidrográficas dos rios Jacuí e Taquari. Além da mobilização das equipes no preparo do abrigo aos atingidos, a prefeitura resgatou pelo menos 30 animais que estavam nas moradias já afetadas pela cheia do Guaíba.
— Estamos ao lado da população para prestar o atendimento necessário neste momento de atenção climática, com equipes mobilizadas e preparadas. Apelamos para que a comunidade aceite o acolhimento, pois o mais importante é prezarmos pelo bem-estar de todos — disse Melo.
O prefeito esteve também vistoriando os alojamentos nas salas de aula da Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, organizados para receber famílias em caso de necessidade. São 50 lugares à disposição com colchões e mantimentos.
Neste mesmo dia, o Gabinete da Causa Animal realizou o resgate de 30 animais que estavam em moradias atingidas pela cheia nas ilhas do Guaíba. Na Ilha do Pavão, foram resgatados 20 cães e, na Ilha das Flores, 10, devido a ação de agentes da Defesa Civil de Porto Alegre, com auxílio de um barco do órgão.
Os animais foram levados em um veículo da prefeitura para a Unidade de Saúde Animal, na Lomba do Pinheiro. A equipe do GCA também providenciou sacos de ração animal para serem entregues na Escola Alvarenga Peixoto.
Servidores da Defesa Civil, Guarda Municipal e Fundação de Assistência Social e Cidadania também estão nas ilhas acompanhando a situação e percorrendo as áreas de risco.
Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).
Doações podem ser entregues em dois locais
A prefeitura está arrecadando doações para as famílias atingidas pelas fortes chuvas. A partir desta quinta-feira, 7, até domingo, 10, os donativos poderão ser encaminhados para dois pontos da capital gaúcha: no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 - Centro Histórico) e na Coordenação da Defesa Civil (rua Dr. Barcelos, 1.691 - Camaquã), das 9h às 16h.
O que doar:
- Alimentos não perecíveis;
- Produtos de higiene pessoal e de limpeza;
- Jogos de cama;
- Cobertores;
- Toalhas de banho;
- Garrafas de água.
Onde doar:
- Coordenação da Defesa Civil - Rua Dr. Barcelos, 1.691 - Camaquã
- Centro Administrativo Municipal - Rua Gen. João Manoel, 157 - Centro Histórico
Horário:
- Quinta e sexta-feira: das 9h às 17h.
- Sábado e domingo: das 9h às 15h.