Quem passou pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no entorno da orla do Guaíba, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (31), já pôde ver os militares do Exército trabalhando nos preparativos para o desfile de Sete de Setembro. De acordo com o Comando Militar do Sul (CMS), a edição deste ano promete trazer novamente os saltos de paraquedistas do Exército e show de aeronaves ao céu da Capital.
O desfile está previsto para se iniciar às 10h da próxima quinta-feira (7). O Exército estima que participarão das festividades cerca de 4,5 mil pessoas, entre militares e civis.
A bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), os paraquedistas saltarão sobre as águas do Guaíba. Também haverá um desfile naval realizado por embarcações da Marinha do Brasil e de entidades civis.
No céu de Porto Alegre, o show será comandado pelos caças F-5M da FAB, que cruzarão o horizonte da Capital junto com outras aeronaves de transporte e patrulha. Também devem participar helicópteros da FAB, da Brigada Militar (BM), dos Bombeiros e da Polícia Civil.
Ao todo, 220 veículos participarão do desfile motorizado, entre blindados do Exército, viaturas e motocicletas leves da Marinha do Brasil, da FAB, da BM, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da EPTC e da Guarda Municipal.
Encerrando o desfile, devem cruzar a Edvaldo Pereira Paiva os cem cavalos da tropa hipomóvel. Em seguida, o Fogo Simbólico da Pátria será transformado em Chama Farroupilha e conduzido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia).