O Centro de Saúde do IAPI, na zona norte de Porto Alegre, será parcialmente interditado. Segundo a prefeitura, a partir do próximo sábado (8), cerca de 50 profissionais terão o trabalho realocado para outros setores do prédio. Para os pacientes, não haverá alterações.
O motivo da interdição, que afeta 42 salas, é o registro de problemas na estrutura predial da unidade. A direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve no local na manhã desta terça-feira (4) e denunciou rachaduras em paredes e em partes do piso e do teto. A prefeitura diz que vai elaborar um laudo técnico sobre a situação e promete reformas. Além disso, a Secretaria de Saúde vai providenciar reforços de contenção para os pontos danificados.
As áreas 10 e 11, da Clínica da Família IAPI, serão realocadas para a área 8, adaptada para atender as demandas de consultas médicas e de enfermagem, acolhimento, vacinação, testes rápidos de Covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis, além de exames preventivos de colo de útero, pré-natal, puericultura, dispensação de medicamentos, consultas de odontologia e procedimentos de enfermagem como curativo, administração de medicamentos e aferição de pressão arterial.
Já as áreas 18 e 19, do Ambulatório de Especialidades, serão realocadas para a chamada divisão 17, com atendimentos de especialidades de reumatologia, cardiologia, fonoaudiologia, ginecologia, pré-natal (risco habitual), dermatologia, otorrinolaringologia, pediatria (distúrbio do desenvolvimento), ecografia transvaginal, neurologia pediátrica, urologia, cirurgia geral, nutrição, pneumologia, proctologia, nefrologia e cardiologia.