A Trensurb previa executar neste sábado (10) medidas para coibir furtos de cabos e danos causados por ladrões ao sistema de sinalização das linhas de trem. O serviço afetaria a tabela de horários no dia. No entanto, o trabalho teve de ser cancelado justamente por causa de um novo furto de cabos, ocorrido na sexta-feira (9).
Com isso, os trens circulam normalmente neste sábado entre as estações Mercado e Novo Hamburgo, conforme tabela horária do dia.
Segundo a Trensurb, para realizar o serviço seria necessário operar o trem em via única em um trecho, acionando um equipamento chamado máquina de chave, via telecomando. O furto do dia anterior afetou o equipamento e, por segurança, a empresa optou por suspender os trabalhos. Ainda não há uma nova data para a execução.
As ações de ladrões há muito geram prejuízos aos usuários do trensurb, mas os registros caíram entre 2021 e 2022. A empresa argumenta que tem tomado medidas para dificultar o acesso aos fios que, por serem feitos de cobre, interessam aos criminosos. Ainda assim, no ano passado, foram quase cem ocorrências do tipo nas linhas do trem.