Com o objetivo de formar árbitros e árbitras para atuar em competições infantis e amadoras, a prefeitura de Porto Alegre abriu 50 vagas para o curso de Arbitragem Comunitária de Futebol. Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a iniciativa é totalmente gratuita e terá duração de 40 horas, distribuídas em 13 aulas.
As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (6), dia em que o curso começa. Os interessados devem comparecer, com documento, na Unidade de Futebol da Smelj, na Avenida Erico Verissimo, 843, no bairro Menino Deus, entre segunda e sexta-feira, das 13h às 17h. Para ingressar no curso, não é necessário residir em Porto Alegre. O único requisito é ter, no mínimo, 18 anos de idade.
O curso será dividido em três partes: teórica, teórico-prática e prática. A primeira etapa terá seis encontros, todos às terças-feiras, das 19h às 21h, no Ginásio Tesourinha. A segunda parte será em um sábado de junho, das 9h às 13h, onde os alunos terão contato com o campo em amistosos entre escolinhas de futebol. Depois, por último, a etapa prática consistirá em mais seis encontros aos sábados, nos meses de agosto a dezembro, em campos pela Capital.
— É um curso que proporciona, aos inscritos, conhecimento técnico e prático da profissão, para que possam exercê-la em diversas competições, campeonatos e eventos. Ao mesmo tempo, garante que os jogos de futebol e os jogadores tenham um caráter mais profissional, dentro das regras — comenta Débora Garcia, secretária da Smelj, que completa dizendo:
— Muitos árbitros profissionais começaram a carreira frequentando as aulas do curso de arbitragem da Secretaria. E alguns fazem deste trabalho uma fonte extra de renda.
Adaptações
Com mais de duas décadas de atuação, o curso, por muitas edições, abordava assuntos como regras de futebol, desenvolvimento da criança, primeiros-socorros e psicologia do esporte. Anos depois, segundo o professor Luiz Eduardo Oliveira, 62 anos, organizador do curso desde 2013, as aulas foram adaptadas:
— Começamos a dar um enfoque mais pedagógico e comunitário, até porque temos competições com crianças menores de nove anos de idade e, principalmente nesses casos, é importante o árbitro se desfazer daquela figura autoritária e atuar como um educador mesmo.
Árbitros identificam a importância do curso
Segundo Luiz Eduardo, a iniciativa atende, em média, 40 alunos por edição. Dentre eles, está o árbitro Ivair da Silva Barboza, 39 anos, que foi aluno do curso em 2013.
— Quando fiz o curso, tinha um pouco de experiência. Após, dei seguimento na área, atuando no campo como árbitro e também como árbitro assistente — conta Ivair.
Questionado sobre a importância do treinamento em sua carreira, Ivair disse:
— O curso teve extrema importância para o seguimento no ofício, me abriu muitas portas, me proporcionou conhecer muitas pessoas do meio, ir a diversos lugares desde então.
Da mesma forma, reconhecendo a mudança que a formação proporcionou para sua vida, o árbitro Rodrigo Brand da Silva, 33 anos, aluno da edição de 2014, comenta:
— Após o curso, eu me apaixonei pela profissão. Na sequência, fiz também o curso da Federação Gaúcha de Futebol. Hoje, essa é a profissão da qual eu tiro meu sustento. Isso me possibilitou conhecer outras pessoas, conhecer estádios e trabalhar com que mais gosto, estando no meio do futebol. Sem o curso, não teria essas oportunidades.
Para se inscrever:
- Os interessados devem comparecer à Unidade de Futebol da Smelj (Avenida Erico Verissimo, 843, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre), entre segunda e sexta-feira, das 13h às 17h, apresentando documento com foto;
- As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (6), dia em que o curso começa;
- O único requisito é ter, no mínimo, 18 anos de idade;
- Não é necessário residir em Porto Alegre;
- Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-4884;