A Guarda Municipal de Porto Alegre, com apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizou operação na área central da cidade na manhã desta terça-feira (23). As equipes abordaram pessoas em situação de rua e retiraram lixo de um terreno.
No bairro Cidade Baixa, a ação foi na Rua Antônio Carlos Guimarães, que liga a Avenida Loureiro da Silva à Avenida João Pessoa, já no Viaduto Imperatriz Leopoldina. Dois homens e uma mulher foram abordados.
Os pertences deles foram revistados e três facas foram apreendidas. Todos os itens pessoais foram devolvidos. Lixo e uma barraca usada pelo grupo foram recolhidos pelo DMLU.
Um dos homens e a mulher tinham passagens na polícia por tráfico. O outro homem, por roubo a pedestre. Após serem identificados, foram liberados. Não havia pendências atuais com a Justiça.
— São pessoas que não aceitam ir para os abrigos. Fazemos esse trabalho periodicamente em locais diferentes da Capital, também para desestimular a prática de crimes e eliminar locais usados como esconderijo para venda e consumo de drogas — explicou o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança, Comissário Zottis, que participou da ação.
Do outro lado da via, na Praça Nelço Sagoi, um terreno particular tinha acúmulo de lixo e sinais se ser usado como abrigo. Após ser limpo, foi fechado pelos guardas. A secretaria agora busca identificar o proprietário para solicitar reparo no portão que dificulte novo acesso.
No final da manhã, o trabalho ocorria também no bairro Menino Deus. Até por volta das 11h30min, não havia parcial de novos itens apreendidos ou de pessoas identificadas.