Um caminhão da coleta domiciliar de lixo de Porto Alegre estragou no cruzamento das ruas Miguel Tostes e Mostardeiro, no bairro Rio Branco, na noite desta segunda-feira (15). Um container chegou a ficar pendurado na estrutura mecânica.
Por volta das 20h, era aguardada a chegada de uma equipe de manutenção no local. O equipamento responsável por levantar o contêiner não estava respondendo aos comandos automatizados nem ao acionamento manual e travou.
Na semana passada, um problema mecânico em um caminhão foi apontado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) como a causa para atraso na coleta do lixo em ruas dos bairros Santana e Menino Deus.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do DMLU, esclareceu que houve uma falha em um dos equipamentos da coleta automatizada na noite desta segunda-feira. Segundo a secretaria, o veículo que apresentou problemas já foi substituído e o serviço seria regularizado na região ainda nesta segunda-feira
"O recolhimento de resíduos via contêineres no local é feito diariamente. Lembramos que os equipamentos são exclusivos para resíduos orgânicos e rejeito. A disposição incorreta de recicláveis nos contêineres é infração grave, com multa de cerca de R$ 3,7 mil. Solicitamos o auxílio da população na limpeza urbana, com o descarte correto dos resíduos e o registro de denúncias de uso inadequado dos equipamentos pelo sistema 156. O envio de imagens ou fotos auxiliam na identificação dos infratores", completou a nota.
*Colaborou: Leonardo Martins