Foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira (20) a autorização para que o transporte escolar possa circular pelas faixas exclusivas para ônibus em qualquer horário. A permissão, concedida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), já é válida para os táxis e lotações.
Na resolução, a EPTC estabelece que os veículos autorizados podem trafegar pelas faixas com ou sem passageiros, mas sempre os faróis acesos em luz baixa. Além disso, fica proibido o uso das faixas exclusivas da avenida Cristóvão Colombo e da av. Independência, no sentido bairro-centro, e nos corredores de ônibus.
Porto Alegre possui 37,9 mil metros de faixas que são de uso exclusivo do transporte público nos horários de pico. Nestas faixas, entre 6h e 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, os coletivos, lotações, táxis e, agora, o transporte escolar tem circulação livre. Fora do horário de pico, estará disponível para os demais veículos.
Conforme a EPTC, a medida visa reduzir os congestionamentos e dar mais agilidade para os veículos que transportam um número maior de passageiros.