Moradores de seis bairros de Porto Alegre seguem sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (17). O fornecimento foi interrompido em razão do temporal do final da tarde de domingo (16).
Balanço divulgado às 6h30min pela CEEE Equatorial apontam que ainda há problemas de fornecimento em Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, Ponta Grossa e Jardim Isabel. A CEEE Equatorial não informou o número exato de clientes que ainda estão sem energia elétrica na Capital.
Até o final da noite do domingo, moradores de pelo menos 11 bairros estavam sem luz em Porto Alegre.
Foram registrados ventos de mais de 100km/h durante a chuva, resultando em quedas de árvores e de postes de luz, além de danos em 36 residências na zona sul de Porto Alegre, de acordo com a Defesa Civil da Capital.
A RGE não registra problemas nos municípios da Região Metropolitana e da Serra. No domingo, o trânsito foi bloqueado na RS-431, em Bento Gonçalves, para remoção de uma árvore que caiu no local.
Os clientes da CEEE Equatorial que ainda estão enfrentando problemas com o abastecimento de energia podem solicitar os serviços da empresa em quatro canais de comunicação. Pelo WhatsApp, no número (51) 33825500, por telefone, no número 0800 721 2333, por SMS, no número 27307, e ainda pelo site da companhia.
Árvores caídas
As equipes de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) ainda trabalham nesta manhã no atendimento de ocorrências envolvendo árvores e galhos caídos.
Na estrada Retiro da Ponta Grossa, há cerca de 10 vegetais caídos próximos à via. Alguns estão em contato com a rede elétrica que teve diversos postes derrubados e, portanto, o atendimento será realizado pela CEEE Equatorial. Na Avenida Edgar Pires de Castro, uma árvore de grande porte caiu sobre a via que foi liberada por volta das 3h, mas segue com estreitamento. A EPTC foi acionada e está no local.
A prefeitura reforça a importância do registro das ocorrências relacionadas a manejo arbóreo pelo aplicativo 156+POA, inclusive com a possibilidade da inclusão de imagens das demandas, ou pelo telefone 156, visando que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam programar vistorias e futuras intervenções.
Estragos em Barra do Ribeiro
Outro município fortemente afetado pela chuva de domingo foi Barra do Ribeiro. Conforme o prefeito Jair Machado, aproximadamente cem casas foram danificadas, com destelhamentos e alagamentos.
O principal bairro atingido no município foi o Serrinha, que fica a cerca de 20 quilômetros do centro. Durante o domingo, o órgão municipal distribuiu lonas e disponibilizou equipes com carros e caminhões para atender a população. Segundo a prefeitura, ninguém ficou ferido.