A prefeitura de Barra do Ribeiro, município da Região Metropolitana, ainda contabiliza os estragos causados pela chuva deste domingo (16). Conforme o prefeito Jair Machado, cerca de cem casas foram afetadas, com destelhamentos e alagamentos.
O principal bairro atingido foi o Serrinha, que fica a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. A previsão é que a prefeitura se reúna com a Defesa Civil do Estado na manhã desta segunda-feira (17). Durante o domingo, o órgão municipal distribuiu lonas e disponibilizou equipes com carros e caminhões. Ninguém ficou ferido, e nenhuma família precisou de abrigo do Executivo.
— Vamos fazer todo o levantamento do estrago para poder ajudar as pessoas com as telhas, enfim, com o que for necessário. Mas olha, foi uma coisa nunca vista, assim, dentro da cidade de Barra do Ribeiro uma destruição tão grande de casa. Felizmente, não houve nenhum óbito. Ninguém perdeu a vida, mas perderam muita coisa dentro de casa — explicou o prefeito Jair Machado, que ressaltou que os moradores relataram quedas de grandes pedras de granizo.
Estragos na Capital
Em Porto Alegre, o temporal também danificou casas, provocou falta de luz e queda de árvores. Conforme o Inmet, foram registrados 33 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na Capital.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de tempestade que vale até a manhã desta segunda-feira (17), abrangendo Serra, Norte, Litoral Norte e Região Metropolitana, que indica chuvas, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.