As fortes chuvas que atingiram Porto Alegre neste domingo (16) seguem causando transtornos. Até o início da tarde desta segunda-feira (17), seis bairros ainda estavam sem luz.
Entre os mais atingidos, o bairro Ponta Grossa, na Zona Sul, teve registro de diversas quedas de árvores e postes em razão dos fortes ventos. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), a estrada Retiro da Ponta Grossa teve mais de 10 árvores retiradas da pista ou de áreas laterais.
Junto da mesma estrada, no beco 3941, dois postes de luz caíram e outros dois ficaram pendurados ainda na tarde de domingo. No local, houve um impasse entre os moradores e a CEEE. Por se tratar de uma via interna, a empresa informou que não teria responsabilidade sobre a estrutura dos postes. Já os moradores questionam.
— Estamos assim desde ontem, chamamos a CEEE, mas eles dizem que aqui é área privada. Só que nós pagamos a conta de luz, e se não pagamos, eles cortam. Agora vamos protestar — afirma a técnica de enfermagem Eliamar Prates, 47 anos, moradora do beco.
A CEEE Grupo Equatorial Energia informa que o protesto se refere a clientes irregulares. A companhia está trabalhando, neste momento, com cinco caminhões, com cinco equipes pesadas, e o painel de medição da comunidade será ligado. Os postes clandestinos não serão objeto do serviço emergencial que a CEEE Grupo Equatorial Energia realiza no local. Sobre os demais pontos ainda sem luz em Porto Alegre e Região Metropolitana, a empresa informou que atualizará a situação até o final da tarde.
Ainda na estrada Retiro da Ponta Grossa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) José Loureiro da Silva teve as aulas suspensas em razão de o pátio interno ter sido alagado pela chuva.
Além do bairro Ponta Grossa, também seguem sem luz os bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, Ipanema e Jardim Isabel. Às 15h desta segunda-feira, essas localidades atingiram a marca de 20h sem energia elétrica.
Defesa Civil
A Defesa Civil atualizou a situação dos atendimentos até o início da tarde desta segunda-feira. Conforme o órgão, 50 residências na região sul da Capital tiveram danos materiais. Houve entrega de colchões, cobertores e lonas para cobertura emergencial das residências.
Os bairros que mais necessitaram de apoio da Defesa Civil foram Ponta Grossa, Restinga e Serraria. Por outro lado, não houve registro de feridos, desabrigados ou desalojados.