O South Summit apresentará sua nova marca global pela primeira vez no evento de 2023 em Porto Alegre, que ocorre entre os dias 29 e 31 de março. A identidade visual foi renovada para celebrar a primeira década de atividades do South Summit, que teve a sua primeira edição realizada em 2012, em Madri, na Espanha.
O lançamento também deu início à campanha de mídia e divulgação programada para esta segunda edição do evento no Brasil, que se inicia em 50 dias. Por isso, 23 mil telas já estão exibindo a nova marca em 10 Estados brasileiros, nos municípios de Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Recife e Vitória.
— O conceito da nova marca é um reflexo do que significa o South Summit: o lugar onde tudo converge, onde o esforço é recompensado e de onde se olha para o futuro. A imagem retrata os principais pontos de ação do encontro de empreendedores: criar um mundo melhor, aproximar o futuro do presente e refletir sobre os próximos desafios que o planeta e a sociedade devem enfrentar, sempre através do empreendedorismo, com a sustentabilidade, a educação e a diversidade sendo eixos do futuro. Chegamos ao South Summit com a colaboração da sociedade, com um caráter comunitário e com a ajuda de todos — explica a espanhola María Benjumea, presidente e fundadora do South Summit.
O logotipo foi desenvolvido pela agência Hanzo, sediada na capital da Espanha. Em Porto Alegre, serão pelo menos 158 telas com a nova marca do South Summit. A maioria destas já está instalada, em pontos como as avenidas Osvaldo Aranha e Ipiranga, além do Centro Histórico.
— A nova identidade visual do South Summit, mais do que a marca, traz uma perspectiva moderna, clean e minimalista. Ao mesmo tempo, se cerca de elementos que remetem às conexões dos mais variados contextos. E é justamente aí que espelha a essência do evento. O South Summit é um evento de conexão, de troca. A nova marca tem tudo isso, trazendo um tom inovador — destaca o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro.
O South Summit Brazil 2023 em Porto Alegre teve o dobro de inscrições de empresas interessadas em participar da competição de startups em relação ao ano passado. O evento deste ano também terá oito palcos, em comparação com os cinco de 2022.
— Teremos empresas de pelo menos 86 países, ou seja, cerca de 44% de todos os países do mundo terão participantes no evento em Porto Alegre de alguma forma, o que para o Rio Grande do Sul representa uma grande oportunidade — afirma o vice-governador estadual, Gabriel Souza, que coordena o Gabinete de Projetos Especiais do governo do Estado, do qual a realização do South Summit faz parte.
O evento deste ano será realizado novamente no Cais Mauá, às margens do Guaíba, assim como foi em 2022. O South Summit também já está confirmado para ocorrer anualmente até 2027 em Porto Alegre.
— Queremos conseguir ampliar o alcance do South Summit, pois queremos que o evento tome cada vez mais espaço da cidade, chegando a cada vez mais públicos dentro de Porto Alegre. Vamos fazer um esforço com a Secretaria da Educação para que parte do conteúdo do South Summit chegue também para os nossos alunos da rede pública — reforça Ricardo Gomes, vice-prefeito da Capital.
Os dois primeiros lotes de ingressos para o South Summit já estão esgotados, mas há ainda entradas disponíveis, que podem ser adquiridas no site oficial do evento. Os organizadores projetam a presença de 20 mil visitantes.
*Produção: Mathias Boni