A empresa Firma de Mergulho (FDM), contratada pela prefeitura de Cachoeirinha para realizar a limpeza do Rio Gravataí, instalou um reforço para a contenção de lixo.
Uma nova barreira foi instalada nesta quinta-feira (23), próxima ao Ecoparque, junto à outra estrutura já existente. O resultado é uma “barreira dupla”. A contenção tem aproximadamente 60 metros de comprimento, segundo Pedro Sidou, um dos sócios da FDM.
A medida tem como objetivo evitar com que mais entulhos cheguem no trecho no qual é feita a limpeza. A empresa ainda avalia a instalação de mais uma contenção, próxima à freeway.
Na manhã desta sexta-feira (24), as operações com caminhões às margens do Gravataí foram suspensas em função da chuva, mas foram retomadas durante a tarde. Desde a semana passada, as máquinas trabalham na retirada de plantas aquáticas, que vêm misturadas com outros materiais.
Iniciado em 18 de fevereiro, o trabalho pode levar cerca de três semanas. O serviço é necessário para abrir caminho até a ilha de lixo que se formou e foi denunciada por moradores de Cachoeirinha no início de fevereiro.