Termina na quarta-feira (8) o prazo para pagamento com desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Porto Alegre. A redução no valor é de 5% para todos os contribuintes que pagarem até esta data, podendo chegar a 11% em determinados casos.
Para imóveis sem débitos, o desconto acrescido é de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas. Além disso, quem colocar o CPF na nota fiscal de serviços eletrônica também recebe maior redução. O desconto é de 1% entre uma e seis notas fiscais, de 2% entre sete e 18, e de 3% para acima de 18 notas.
A loja de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, na travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico, abrirá uma hora mais cedo nesta semana para agilizar o serviço. Até quarta-feira, o local começa a funcionar às 8h, encerrando os atendimentos às 16h.
— Percebemos que muitos porto-alegrenses vêm para a fila por volta das 8h, e quando a loja abre, às 9h, eles são rapidamente atendidos. Então, decidimos antecipar esta abertura para que ninguém precise esperar pelo atendimento — afirma Jonas Machado, secretário-adjunto municipal da Fazenda.
O pagamento do imposto ainda pode ser efetuado por meio do site IPTU 2023 ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas Android e IOS. Os documentos para realizar o pagamento também podem ser fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, das 9h às 16h nos dias úteis.
Segundo a prefeitura, para quem não tem acesso à internet, também é possível emitir as guias presencialmente em 17 subprefeituras da Capital, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h. Os documentos ainda podem ser emitidos no Tudo Fácil Zona Norte, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e no sábado, das 10h às 14h.
Para melhor atender o público idoso, a prefeitura também disponibilizou um guichê especial no Centro de Referência do Idoso, na avenida João Pessoa, 1.105. O atendimento será das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Em 9 de fevereiro, após o fim do período do desconto, abre-se a possibilidade de realizar o pagamento do IPTU de forma parcelada. Será possível fazer o parcelamento do imposto em até 10 vezes sem juros, com emissão das guias a partir de 16 de fevereiro. No site do IPTU 2023 já está disponível o cadastro do e-mail para receber as guias de forma automática, com a primeira parcela vencendo em 8 de março.