Sem água para tomar banho, lavar roupa e nem fazer comida. Assim é a rotina de moradores de alguns bairros de Gravataí, na Região Metropolitana, pelo menos desde a última segunda-feira (30). Nesta quarta-feira (1º), 16 bairros da cidade estavam sem abastecimento por conta no baixo nível nos reservatórios, segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Entre os locais afetados está o Moradas do Vale II, bairro onde a dona de casa Winnie Santos, 31 anos, vive desde que nasceu. Winnie mora em uma casa com o marido Douglas, e os quatro filhos: Caio, de 10 anos; Yasmin, de 5, Agnes, de 2 anos e 10 meses e a pequena Giovanna, 3 meses.
A dona de casa conta que mesmo racionando, a caixa d'água de 500 litros secou na terça-feira. O desabastecimento afeta principalmente a Agnes, segundo a família. Ela tem mielomeningocele e síndrome de Arnold-Chiari.
— Ela precisa tomar mais banhos durante o dia porque não regula a temperatura, e se alimenta por sonda. Não tem como tu viver sem água, ainda mais com crianças — desabafa Winnie.
A ausência de água também afeta a alimentação do núcleo familiar. Por não conseguir lavar os alimentos e a louça, a única forma de comer foi pedindo comida.
— Todo verão é esse caos na Morada do Vale. Todo verão falta água — detalha a dona de casa.
Na residência da coordenadora de vendas Catiane Duarte Inácio, 40, no bairro Moradas do Vale I, a situação é parecida. Há três dias as torneiras estão vazias, a pia acumulada de louça e para despistar o calor, a ida ao supermercado para comprar água é mais recorrente.
— É bem complicado. Usamos a água da piscina, que tem cloro, para os banheiros e também limpar casa. O restante é do nosso bolso, comprando — explica Catiane.
Além disso, a rotina foi alterada pela questão da higiene pessoal. Catiane conta que precisa levar a filha de 16 anos, na casa de familiares, para tomar banho.
— Antes de ir pra escola, levo ela para tomar banho, depois de buscar da escola, levo de novo — relata.
Os bairros sem abastecimento nesta quarta-feira são: Águas Claras, Águas Mortas, Bonsucesso, Dona Helena, Jardim Esplanada, Loteamento Afonso Arinos, Loteamento Jobim, Morada do Vale I, Morada do Vale II, Morada do Vale III, Parque dos Eucaliptos, Planaltina, Recanto das Taquareiras, Residencial Rondon, Vera Cruz e Vila Branca.
Em Cachoeirinha, transtornos em três bairros
Moradores e comerciantes de três bairros de Cachoeirinha estão sem água nesta quarta-feira por conta do baixo nível nos reservatórios. O desabastecimento acontece nos bairros Marechal Rondon, Nova Cachoeirinha e Parque Espírito Santo.
A Corsan afirma que o abastecimento de água está em processo de normalização gradual em Gravataí e Cachoeirinha, com previsão de restabelecimento total prevista para o fim da tarde deste dia 1º. Conforme a Companhia, o sistema das duas cidades é integrado e encontra-se em recuperação após conserto de adutora e manutenção na lagoa de captação. Os serviços foram realizados em Cachoeirinha, nos dias 30 e 31.