O calor intenso registrado na Capital neste sábado (7), em meio à onda de alta temperatura que atinge o Rio Grande do Sul, levou os porto-alegrenses às piscinas públicas da cidade. Cinco espaços de banho estiveram em funcionamento em diferentes regiões, nos bairros Restinga, Passo D'Areia, Passo das Pedras, Jardim Floresta e Cavalhada.
Durante a tarde, dezenas de pessoas aproveitavam a piscina do Centro de Comunidade Parque Madepinho, mais conhecido como Cecopam. Localizado no bairro Cavalhada, o espaço ofereceu dois turnos de banho livre neste sábado, da 14h às 15h45min, e das 16h15min às 18h. No segundo turno, cerca de 30 pessoas mergulharam para espantar o calor nas águas límpidas do Cecopam.
O movimento tranquilo chamou atenção do autônomo Marlon Gomes, 40 anos, morador da Lomba do Pinheiro. Ele deu seu primeiro "tibum" no Cecopam neste sábado, acompanhado da família. Já havia estado ali na quinta-feira (5) para fazer o cadastro e confeccionar a carteirinha de acesso e, na sexta (6), para assistir à palestra sobre normas de saúde e convivência nas piscinas públicas — os procedimentos são necessários para que se possa usufruir do espaço. O estreante ficou surpreso com a organização do local.
— Por ser algo público, a gente às vezes fica com um pé atrás de ser bagunçado, não ter muita organização — confessa Marlon. — Mostrou ser bem ao contrário. Achei tudo muito organizado, desde a palestra inicial, que explica tudo bem direitinho. Vamos voltar com certeza — disse ele, para a alegria da filha Sarah, de dois anos, que estava aprontando todas nas águas da piscina pública.
— Ela se comportar é meio difícil, mas está aproveitando bastante — brincou o pai, que planeja matricular o filho Emanuel, 12 anos, nas aulas de natação oferecidas no local.
O garoto certamente vai gostar. Quem garante é Dandara Farias, nove anos, aluna de uma das turmas de natação do Cecopam. Na tarde deste sábado, a pequena aproveitou para colocar em prática os ensinamentos aquáticos no turno de banho livre. Ainda não aprendeu a nadar, confessou, mas exibiu à reportagem um belo mergulho. Vai repetir a dose amanhã.
— A gente veio hoje e vai vir amanhã também. Vamos trazer meu pai para conhecer. Ele nunca veio porque só folga domingo — contou a menina, entre um mergulho e outro.
Quem ficou só orgulho com a "peixinha" foi a mãe dela, a professora Livia Farias, 40 anos, que acompanhava Dandara na piscina. Ela também já foi aluna do Cecopam há alguns anos, mas de hidroginástica. Livia é só elogios para o espaço.
— A piscina é bem limpa, os professores são atentos às crianças. Não tem bagunça, não fica muito cheio, é muito bom mesmo — diz, ressaltando também a qualidade das aulas. — O professor de natação é muito bom. A Dandara tem um probleminha de respiração e ele trabalha isso com ela. Eu não teria condições de pagar pelas aulas, então tem sido ótimo.
Conforme a coordenadora do centro, Aline Paulo Frediani, a capacidade da piscina é de até 150 pessoas por turno. Nos finais de semana, porém, o movimento por ali costuma ser mais baixo que nos dias úteis, quando, por conta das aulas de natação e hidroginástica oferecidas, os horários de banho livre acabam também sendo frequentados pelos alunos.
Os relatos positivos em relação ao espaço deixam feliz a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia. Conforme ela, cada uma das cinco piscinas públicas abertas no município recebeu, nesta primeira semana do ano, entre 300 e 350 banhistas por dia. Já na última semana de 2022, cerca de 2, 5 mil pessoas passaram pelos locais.
A tendência é de que o número aumente nas próximas semanas. A temporada começou no dia 22 de dezembro, com três locais. No dia 23, mais dois espaços foram abertos. Para a secretária, o período de veraneio nas piscinas públicas tem tudo para ser positivo, com prefeitura e população trabalhando juntas pela conservação dos equipamentos.
— É muito importante a existência desses locais, porque possibilita que aquela pessoa que não tem uma piscina em casa e não consegue ir à praia, possa se refrescar. O que a gente quer é que a população vá, usufrua, aproveite e também cuide das piscinas, dos vestiários e de todos os espaços. Sabemos da dificuldade que há para fazer manutenção, então pedimos que seja um cuidado de todos — pede.
Confira as piscinas públicas abertas
- Ceprima (Centro Comunitário Primeiro de Maio) - Rua São Nicolau esquina Camoati, bairro Passo da Areia
- Cecoflor (Centro de Comunidade da Vila Floresta) - Rua Irene Capone Santiago, 290, bairro Jardim Floresta
- Cecopam (Centro da Comunidade Parque Madepinho) - Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
- Cevi - Centro Esportivo da Vila Ingá - Rua Papa Pio XXII, 350, Vila Ingá, bairro Passo das Pedras
- Cecores (Centro de Comunidade da Vila Restinga) - Economista Nilo Wulff, s/n, bairro Restinga.
Horário de funcionamento: das 8h30min às 18h30min, de terça-feira a sexta-feira, e das 14h às 18h nos finais de semana.
Saiba como utilizar as piscinas públicas
É necessário comparecer a um dos espaços portando os seguintes documentos:
- Identidade com RG e CPF (se menor deverá ser acompanhado pelo responsável)
- Comprovante de residência
- Foto 3x4 para a confecção da carteirinha
Com o cadastro feito, o usuário deverá participar da Oficina de Saúde. Nela, a equipe do local explica as normas de utilização e convivência e dá orientações sanitárias sobre o uso das piscinas. Os horários das oficinas podem ser consultados nas unidades. Após a participação, já é possível usufruir das piscinas.