Após muitos anos com episódios constantes de falta de água, os moradores do Morro da Cruz, no bairro São José, zona leste de Porto Alegre, devem ter um verão mais tranquilo. A previsão é do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que fez diferentes ações na região.
Entre fevereiro e dezembro do ano passado, moradores inscritos em um cadastramento do Dmae receberam um total de 368 caixas d'água. A ação foi finalizada pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) no início de dezembro. Outras 94 caixas deixaram de ser entregues por desinteresse dos beneficiários. A população também recebeu 73 mil tijolos, 7,3 mil sacos de areia, 736 sacos de cimento e 3.680 pedras de alicerce.
Foi iniciada, em agosto de 2022, a substituição de redes, o que beneficiará cerca de 2,2 mil moradores. Serão, no total, 5.943 metros de redes implantadas, com 450 novas ligações de água.
Com isso, são beneficiados os moradores que estão acima dos 200 metros de altitude em relação ao Guaíba, para quem não havia redes de água — quem vive em áreas mais altas chega a ficar até 230 metros de altitude.
— O que acontecia antes é que era puxado um cano para áreas mais altas. O que estamos fazendo agora são redes do Dmae, pensadas, calculadas para atendê-los. A gente teve de fazer todo um sistema de reforço nas bombas para que consiga ter mais água lá em cima, porque há mais gente consumindo — explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.
Conforme o Dmae, cerca de 82% da rede implementada já foi assentada e, nos próximos dias, será realizada a lavagem e entroncamentos finais. A previsão de entrega da obra é para fevereiro. Para o diretor-geral, esta temporada de verão já será mais tranquila.
— Eles já estão tendo um verão muito melhor do que tiveram na temporada passada. No Natal de 2021, foi um caos até o fim de janeiro. Já estão tendo um verão muito melhor, e a gente nem finalizou as obras ainda. Então, para o próximo verão, a gente acredita que terão uma condição bem estável.
Vice-presidente da Associação Comunitária do Morro da Cruz, Maria Elisete Rodrigues diz ter notado melhora:
— Não tivemos falta de água recente. A entrega das caixas d'água foi muito importante para quem soube dar valor. Vamos ver agora durante o verão.