Melhoria viária que convive com o selo de obra da Copa do Mundo de 2014, a duplicação da Avenida Tronco, em Porto Alegre, tem prazo para chegar ao fim. Após vistoria nas obras, neste sábado (3), a prefeitura confirmou a entrega de cerca de 4 km da via até o fim de 2022.
O primeiro traçado da Tronco a ser entregue se estende da Avenida Icaraí até a Rua Gabriel Fialho Camargo. São os trechos três e quatro da obra, que terão o fluxo viário totalmente liberado em até 20 dias.
Em relação a esse pedaço da obra, restarão obrigações menores para a construtora finalizar em 2023, a exemplo da colocação de grama e ajustes no meio-fio.
- Vamos entregar este trecho até o fim do ano - garante o prefeito Sebastião Melo.
O restante da duplicação tem previsão de entrega, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, para o primeiro quadrimestre de 2023. São outros 3,5 km da Rua Gabriel Fialho até a Avenida Gastão Mazeron, segundo a prefeitura.
- O outro trecho vai ser entregue no primeiro quadrimestre de 2023. Ali ainda tem coisas mais complexas a serem finalizadas - diz o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores.
Após as melhorias na Tronco, as próximas grandes obras viárias de Porto Alegre devem ocorrer em duas regiões da Zona Norte. De um lado, a prefeitura planeja reestruturar as avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria, como parte do projeto de revitalização do Quarto Distrito.
Outro investimento planejado é a melhoria do acesso norte ao Porto Seco, para facilitar o fluxo de chegada e saída de cargas do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Ambas as obras estão na primeira etapa, de solicitação de projetos. Se avançarem as propostas e houver recursos disponíveis, elas sairão do papel em gestões futuras da prefeitura.