A Polícia Civil investiga a morte de uma idosa de 81 anos atropelada por um caminhão de lixo na semana passada, no bairro Extrema, zona sul de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Tereza Juracy Rodrigues da Rocha.
O acidente aconteceu na estrada da Extrema, na última quinta-feira (22). Em um primeiro momento, a Polícia Civil afirmou que o motorista chegou a prestar socorro. Entretanto, de acordo com Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o condutor foi avisado por um pedestre, 20 minutos após sair do Beco Vila Rosa e seguir o roteiro, que havia se envolvido no acidente. A idosa não resistiu aos ferimentos.
A neta da vítima, Karina Rocha Pereira, conta que momentos antes de a avó ser atropelada, ela entregou um panetone aos trabalhadores.
— Depois de entregar o presente, ela desceu a rua para entrar na casa da minha mãe. O caminhão estava parado um pouquinho acima da frente dela, que estava no portão. Como o caminhão não arrancava, ela foi passar na frente dele, momento que foi atropelada — relata Karina.
Um inquérito foi instaurado pela Delegacia de Delitos de Trânsito de Porto Alegre. A polícia apura se houve homicídio culposo — quando não há intenção de matar.
— Solicitamos as câmeras do próprio caminhão e nos próximos dias ouviremos o motorista — afirma o delegado César Carrion.
Segundo a neta da vítima, testemunhas relataram que viram o motorista do caminhão mexendo no celular no momento do atropelamento. Conforma a Polícia Civil, a hipótese vai ser apurada.
O veículo, que realizava coleta de lixo orgânico, pertence ao consórcio Porto Limp, terceirizada que presta serviços para o DMLU.
GZH entrou em contato com o a PortoLimp, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.
Posicionamento
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) enviou nota. Leia a íntegra abaixo:
A direção do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Prefeitura de Porto Alegre se solidarizam com a família de uma pedestre que morreu atropelada na tarde da a última quinta-feira, 22, na Estrada da Extrema, Beco Vila Rosa, Extremo Sul da Capital. A identidade da vítima não foi revelada pela Polícia Civil. As imagens gravadas pelas câmeras do caminhão que fazia a coleta na região não registram a pedestre. O motorista do caminhão foi avisado por um pedestre, 20 minutos após sair do Beco Vila Rosa e seguir o roteiro, que havia se envolvido no acidente. O motorista foi ouvido pela polícia no local e liberado. O caminhão também foi periciado e liberado. A administração municipal colabora com a investigação conduzida pela polícia civil.