Um motociclista de 35 anos foi autuado em flagrante por dirigir sob efeito de álcool na tarde desta sexta-feira (9), no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o condutor caiu sozinho da moto após ordem de parada dos agentes na Rua Valparaíso, próximo ao número 850.
Devido à suspeita de embriaguez do motorista, ele foi submetido ao teste do bafômetro que apontou 0,89 mg/L de álcool por litro ar expelido. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), após 0,34 mg/L já é considerado crime.
O caso aconteceu por volta das 15h40min. A ação faz parte das aulas práticas realizadas pelo Detran-RS com auxílio da EPTC, na formação de alunos do seu Curso de Agentes de Trânsito. A atividade é voltada para agentes de diversos municípios do Rio Grande do Sul, conforme dispõe a legislação, dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Os participantes realizam capacitação com carga horária de 200 horas, com atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo ou patrulhamento.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, alerta para o respeito à sinalização e às normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
— O consumo de álcool e o excesso de velocidade, são os principais fatores que levam aos sinistros de trânsito. É preciso conscientizar todos os cidadãos sobre a importância do autocuidado e a percepção do risco ao dirigir para conter o número de vítimas em nossas ruas — destaca Ramires.
O homem foi levado para a delegacia e pagou R$ 1.200,00 de fiança, segundo a EPTC. Além disso, ele teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e a motocicleta retida.