A empresa Eletromídia instalará nos próximos meses 35 paradas de ônibus com placas fotovoltaicas e cem abrigos com wi-fi em Porto Alegre. O anúncio foi feito pela própria companhia, que é a concessionária responsável pela instalação, gestão e manutenção de 1.507 abrigos de ônibus pelos próximos 20 anos.
No centro operacional da empresa, instalado no 4º Distrito, o prefeito Sebastião Melo (MDB) conheceu o modelo sustentável que será instalado nas ruas e o local do monitoramento dos abrigos em tempo real.
— Os desafios da mobilidade são muitos, mas estamos no caminho certo, que é o da parceria. Qualificar o transporte público para otimizar a vida dos passageiros que dependem do serviço é um propósito da nossa gestão, sempre tratado como prioridade — disse Melo.
Segundo o diretor de Relações Governamentais da Eletromídia, José Carlos Angelucci, o objetivo da empresa é aprimorar a mobilidade urbana por meio da concessão, assim como apresentar novos meios de consumir conteúdos em espaços públicos.
— Nosso objetivo é melhorar o bem-estar e transformar a rotina diária das pessoas que utilizam o transporte público na cidade, impactando positivamente o momento de espera dos usuários de forma sustentável, conectada e dinâmica — afirma o executivo.
Até o momento, a Capital tem 50 abrigos instalados. Todos os modelos terão vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Além disso, 180 abrigos terão painel de próxima chegada e receberão cem câmeras de segurança. No total, serão instalados 75 abrigos sustentáveis.
— Esse contrato é muito importante para o nosso planejamento de dar mais conforto e segurança ao usuário do transporte coletivo — comentou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, que acompanhou a visita.