Porto Alegre terá o maior valor da Área Azul para estacionar por uma hora, na comparação com as outras duas capitais da região sul do país — Florianópolis, em Santa Catarina, e Curitiba, no Paraná —, a partir de 1º de novembro, após a mudança ter sido adiada pela prefeitura.
O reajuste fará o tempo de 60 minutos de uso passar dos atuais R$ 2,30 para R$ 4, o que representa um aumento de 74%. Enquanto isso, em Florianópolis vale R$ 2 e em Curitiba, R$ 3.
O tempo máximo em Porto Alegre permanecerá sendo de 120 minutos, e vai custar R$ 8 (atualmente é de R$ 4,60). Nas áreas próximas a parques, é permitido deixar o automóvel por até quatro horas.
Em Florianópolis o preço também deverá subir. Mas, mesmo com mudanças previstas no sistema, a tendência é de ficar abaixo do que será praticado na capital gaúcha.
— Temos um processo licitatório em curso com a ideia de reformular todo o sistema do estacionamento rotativo na capital, para que possamos ter melhorias de outros espaços contemplados — explica o secretário adjunto de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Ivan da Silva Couto Júnior.
A prefeitura não tem registro de algum outro valor anterior da Área Azul. Em 2019 ela foi fechada por problemas de contrato, e em 2020 foi reaberta. Conforme o secretário, o preço está defasado e deverá ser reajustado:
— Hoje, somos referendados como uma das tarifas mais baixas. A gente já sente a necessidade de fazer o reajuste. A proposta é de que passe para R$ 3 porque realmente o valor, hoje, está muito baixo — reconhece.
Curitiba, que conta com 14,4 mil vagas, não tem previsão de reajuste. A Área Azul da cidade é chamada de EstaR. O último reajuste ocorreu em março de 2020, quando o Estacionamento Regulamentado (EstaR) passou de R$ 2 para o valor atual — aumento de 50%.
Desse modo, em Florianópolis os motoristas pagam 50% mais barato para estacionarem na comparação com o futuro valor de Porto Alegre, e, em Curitiba, 33,33% a menos.
Para se ter uma comparação com as capitais da Região Sul, em São Paulo, maior cidade do país, o contrato de concessão do sistema, que entrou em vigor em maio de 2021, prevê reajuste a cada 12 meses. São quase 53 mil vagas disponíveis para os motoristas estacionarem na capital paulista.
O valor atual sofreu aumento em 20 de janeiro deste ano, quando passou de R$ 5 para os atuais R$ 5,75, o que significa um reajuste de 15%. Lá, os motoristas pagam 43,75% a mais para deixarem os veículos nas vagas, na comparação com Porto Alegre. É permitido o uso de uma vaga durante o período de duas horas para os carros de passeio.
Estacionamento foi utilizado por 4,6 milhões de carros em 2021
Segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em 2021 foram 4,6 milhões de carros que utilizaram o estacionamento rotativo em Porto Alegre, sendo que 86,6% fizeram de forma regular e 13,4%, passíveis de autuação. Um total de 15 bairros da cidade possuem vagas pagas.
De acordo com o contrato da concessionária com a prefeitura, o reajuste anual tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os recursos ajudarão a subsidiar o transporte público, auxiliando o município a controlar as tarifas e qualificar o sistema de ônibus. A projeção é que R$ 20 milhões sejam direcionados para o setor em 2023.
Compare o valor da hora de estacionamento nas capitais da Região Sul
Porto Alegre
- Valor novo - R$ 4 (em fase de testes, começa a valer em 1º de novembro)
Florianópolis
- Valor atual - R$ 2
Curitiba
- Valor atual - R$ 3