Após quase dois meses, a Polícia Civil aguarda o laudo da perícia e depoimento de atendentes do Samu para concluir o inquérito sobre a morte de uma jovem durante o show da cantora Luísa Sonza, em Porto Alegre, em julho. Alice de Moraes, 27 anos, passou mal dentro do Pepsi on Stage e faleceu durante o atendimento, no dia 17 de julho.
Amigos que estavam com ela no local afirmam que houve negligência e demora no atendimento da empresa Transul, contratada pela Opinião Produtora para realizar o atendimento médico no evento.
A investigação está a cargo da 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre. A delegada titular está afastada e o inquérito foi instaurado pelo delegado Alexandre Vieira. Agora, a investigação está a cargo do delegado Cleiton Freitas, que responde também pela 18ª DP.
A principal informação aguardada pela a polícia é o laudo da necropsia, que irá apontar a causa da morte da jovem. O documento ainda não foi concluído pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
No entanto, ainda é aguardado o depoimento dos atendentes do Samu que trabalharam no dia do fato. Conforme o delegado, os trabalhadores foram convocados, mas ainda não compareceram.
— Mandamos ofício para o Samu e já tínhamos mandado três e-mails e eles não vieram — relatou Freitas.
A reportagem de GZH contatou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), questionando sobre a falta de resposta relatada pelo delegado, mas ainda não recebeu um posicionamento. Ao todo, oito pessoas prestaram depoimento até agora, entre amigos, familiares, trabalhadores da Transul e da produtora do evento.
Alice passou mal na madrugada de domingo, 17 de julho, logo após o início do show. Uma amiga recebeu uma mensagem de Alice, com um pedido para que a encontrasse na ambulância. No local, a amiga diz ter recebido a orientação de colocá-la em um veículo de aplicativo e providenciar a remoção para um hospital.
Esta mesma testemunha diz que houve demora no atendimento do Samu. Os socorristas teriam levado cerca de 30 minutos para chegar e, em seguida, constataram que Alice havia morrido.
O que dizem as empresas
A Opinião Produtora, realizadora do show, afirma que seguiu todas as exigências e protocolos de um evento. A empresa disse ainda estar no aguardo da elucidação do fato.
Já a Transul, em nota enviada por meio do advogado João Adriano da Silveira Vianna, afirma lamentar o ocorrido e diz estar contribuindo com as autoridades para o esclarecimento do fato.
Confira nota da Transul na íntegra
A Transul Emergências Médicas vem à público manifestar-se sobre atendimento ao evento cultural realizado na casa de eventos Pepsi On Stage em Porto Alegre, no dia 16/07/2022.
Foi realizada contratação de Ambulância de Suporte Básico — USB, conforme portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde, para atendimento ao evento das 17h às 5h.
Por volta das 3h30min recebemos, dos seguranças do evento, solicitação de atendimento à 'Alice Moraes', 27 anos, que foi conduzida pelos mesmos até a ambulância. Foi realizado atendimento na ambulância e regulação médica com objetivo de remover paciente para serviço de urgência e emergência. Logo após regulação inicial paciente evolui rapidamente com piora do quadro geral, entrando em parada cardiorrespiratória, imediatamente iniciou-se atendimento conforme protocolo BLS (Basic Life Support) e foi acionado recurso de Ambulância com Suporte Avançado — USA para atendimento no local, sendo mantido protocolo de atendimento até o momento em que foi orientado cessar reanimação cardiopulmonar por médico da ambulância da Samu presente na cena e quem atestou óbito da paciente.
Posteriormente, foram comunicadas as autoridades policiais sobre o fato.
Seguindo a legislação brasileira não nos é permitido fornecer dados pessoais, relatórios, exames ou boletins de atendimento da paciente, salvo para os seus representantes legais, autoridade policial ou ainda por ordem judicial.
Lamentamos profundamente o desfecho do fato ocorrido e prestamos nossa solidariedade e condolências à família.
Permanecemos à disposição para colaborar com o que for necessário para esclarecer fatos relacionadas ao atendimento.