Foi realizado nesta sexta-feira (12) o pagamento aos trabalhadores das empresas de transporte coletivo intermunicipal da Região Metropolitana. A definição ocorreu após audiência que envolveu entidades sindicais da categoria e representantes das companhias de ônibus no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), em Porto Alegre.
Diante da mediação, as empresas quitaram os débitos com os trabalhadores. Na última segunda-feira (8), os sindicatos haviam anunciado indicativo de greve, mas decidiram suspender temporariamente até esta sexta com a promessa de que as dívidas seriam pagas. Entre as reivindicações estavam o vale-alimentação, que venceu na quarta-feira (10), e salários atrasados.
O impasse envolvia as empresas Soul (Alvorada), Viamão (Viamão), Transcal (Cachoeirinha), Sogil (Gravataí), Vicasa (Canoas) e Via Nova (Nova Santa Rita).
A solução foi possível a partir de negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais da Região Metropolitana (Sindimetropolitano) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Guaíba.