Em homenagem ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre, fiéis participaram de uma carreata na manhã deste domingo (14). A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada em um caminhão, acompanhada dos participantes, passando por pontos tradicionais da Capital, como a Orla da Guaíba. O evento religioso tem o slogan "O coração do povo de Porto Alegre".
O rito começou no Santuário de Navegantes, no bairro de mesmo nome, onde uma breve missa foi realizada no começo do evento. Por volta das 10h20min, o trajeto começou com a imagem da santa sendo levada do local em um caminhão, seguida pelo grupo de motoristas.
Os fiéis passaram por vias como Farrapos e Mauá, chegando ao Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. No local, a imagem foi recebida com festa, chuva de papéis picados e palmas.
Aos 75 anos, Ironi Oliveira levantou mais cedo, pegou ônibus e trem, vindo da Canoas, para acompanhar a chegada da santa no centro de Porto Alegre, neste domingo:
— Eu venho pela fé. Nossa Senhora é única, e sempre venho acompanhar esse momento, é muito bonito.
O padre da paróquia de Navegantes, Remi Maldaner, acompanhou a carreata e lembrou a tradição de devoção à santa na Capital.
— Essa festa é uma edição especial, para celebrar o aniversário e para lembrarmos que Porto Alegre tem uma longa história de religiosidade. Ela é a padroeira do povo da Capital e esse momento é para quem estava com saudade desse encontro, para que possam manifestar sua alegria e fé. Hoje, fizemos carreata para poder passarmos por pontos da cidade, como o Cais e a Orla, dando uma visão histórica da cidade, de locais que foram se criando. No retorno, dia 21, será feita a tradicional caminhada.
Retomada da procissão
A imagem permanecerá na igreja do Centro até o dia 21 de agosto, quando retornará para a paróquia no bairro Navegantes.
Neste dia, será realizada uma procissão, que não ocorre desde 2020 em razão da pandemia. Desde então, apenas carreatas foram feitas, a última em fevereiro deste ano.
No próximo domingo, a santa sairá do Centro por volta das 8h30min, após uma missa, e deve chegar no bairro Navegantes às 10h30min, onde um palco estará montado para recebê-la. A expectativa é que fiéis participem da caminhada, tradicional em Porto Alegre.
— Estamos muito ansiosos para esse momento, porque o clamor do povo de Porto Alegre por esse retorno é muito grande. As pessoas realmente sentiram muito a ausência dessa Mãe por perto, então escolhemos retomar e fazer com que ela volte a caminhar junto com os moradores, para que abençoe seus fiéis nesse momento que tivemos tantas dificuldades e perdas — afirma a secretária da paróquia e responsável pela festa de Navegantes, Dione Tarso, 54 anos.
Também como parte das homenagens da paróquia de Navegantes ao aniversário da cidade, a imagem da santa foi levada a região das Ilhas, em janeiro.